O globo, n.31081 , 11/09/2018. País, p.8

Ibope: Paes e Romário têm empate técnico no Rio

Juliana Castro

Igor Mello

 

 

 

 Recorte capturado

Ex-prefeito aparece com 23% da preferência do eleitorado, contra 20% de senador; Paes avança entre os mais pobres, enquanto Romário cresce no eleitorado feminino; com registro negador pelo TRE, Garotinho mantém 12%

 

JULIANA CASTRO E IGOR MELLO

Quase um mês depois do início da campanha eleitoral, a disputa pelo governo do Rio continua acirrada, com os candidatos Eduardo Paes (DEM) e Romário (Podemos) tecnicamente empatados na liderança, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada ontem. No levantamento, encomendado pelo GLOBO e pela TV Globo, o ex-prefeito do Rio aparece com 23% das intenções de voto contra 20% do senador. Essa é a primeira sondagem do instituto após o início do horário eleitoral na TV e no rádio.

O ex-governador Anthony Garotinho (PRP) estagnou e aparece nesse levantamento com os mesmos 12% que tinha na pesquisa anterior, realizada entre os dias 17 e 20 de agosto. O levantamento foi feito depois que ele teve o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRERJ) e que ele foi condenado por formação de quadrilha na segunda instância da Justiça Federal do Rio.

O número de votos em branco e nulos despencou: passou de 35% para 20%. Outros 9% disseram não saber ou não responderam em quem vão votar. No levantamento anterior, esse percentual era de 11%.

Os candidatos do DEM e do Podemos foram os únicos que cresceram acima da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na última pesquisa, Romário aparecia com 14% das intenções de voto e Paes, com 12%.

Candidato ao governo com maior tempo de TV, o ex-prefeito do Rio viu seus percentuais alavancarem principalmente entre os eleitores mais pobres, que ganham até 1 salário mínimo: passou de 8% para 21%. Também aumentou seu índice entre os católicos, de 14% para 28%.

Já Romário avançou entre o eleitorado feminino, onde seu percentual de intenção de voto dobrou e alcançou 18%. Ainda assim, a maior parte dos que votam no senador são homens: 23%. Romário aumentou também seus índices entre os jovens, onde passou de 11% para 23%, e entre os eleitores de menor escolaridade, nicho em que saiu de 9% para 22%.

O vereador Tarcísio Motta (PSOL) aparece na pesquisa divulgada ontem com 5%; mesmo percentual da pesquisa anterior. O deputado federal Indio da Costa variou dentro da margem de erro e passou de 3% para 4%. Pedro Fernandes (PDT) continua com os mesmos 2% do levantamento anterior. Marcelo Trindade (Novo) variou na margem de erro, de 1% na pesquisa anterior para 2%. Já Marcia Tiburi (PT) passou de 2% para 1%.

O Ibope fez simulações de segundo turno. Num cenário entre Paes e Garotinho, o exprefeito do Rio venceria por 41% a 20%. Os que não souberam, não responderam ou os que votariam em branco e nulo somariam 39%. Num eventual segundo turno entre Paes e Romário, o candidato do DEM teria 37% contra 31% do senador, ou seja, estão empatados no limite da margem de erro. Nesse cenário, 32% disseram estar indecisos ou votariam em branco ou nulo. Numa outra simulação, Romário teria 40% contra 21% de Garotinho. Nesse caso ,39% disseram estar indecisos ou votariam embranco ou nulo.

 

ÍNDICE DE REJEIÇÃO

O instituto ainda perguntou em quemos eleitores não votariam de jeito nenhum. G aro tinhoéo candidato mais rejeitado, por 50% dos eleitores, seguido por Paes, com 27%; e Romário, com 22%. O senador do Podemos tem saído praticamente incólume de ataques nos debates. Já Paes, apoiado pelo MD B, seu ex partido, tem sido o alvo principalnos debates dos candidatos por conta de denúncias envolvendo aliados que eram antigos companheiros de sigla, como o ex-governador Sérgio Cabral e o deputado estadual Jorge Picciani. Indio da Costa tem rejeição de16%; Tarcísio fica com 13%.

A pesquisa fo feita entre 7 e 9 de setembro, com 1.204 eleitores em 39 municípios, registrada com o Nº RJ 01952/2018. No Tribunal Superior Eleitoral tem o registro BR 08034/2018.