O Estado de São Paulo, n. 45622, 14/09/2018. Política, p. A10

 

Análise revela emoções dos candidatos

Rodrigo Menegat e Ariel Tonglet

14/09/2018

 

 

Eleições 2018 Debate presidencial / Inteligência artificial avalia as expressões dos presidenciáveis para detectar os sentimentos demonstrados no encontro do domingo passado

Com quatro câmeras de vídeo e um aplicativo desenvolvido pela Microsoft, o Estado monitorou as emoções demonstradas pelos candidatos à Presidência da República que participaram do debate domingo passado realizado pelo jornal em parceria com o Twitter, a Jovem Pan e a TV Gazeta.

A análise acompanhou as reações dos seis candidatos presentes durante quase duas horas de debate. Assim, foi possível detectar a intensidade e a duração dos sentimentos demonstrados. Ciro Gomes (PDT), por exemplo, mantém um leve desprezo no rosto enquanto Henrique Meirelles (MDB) tem picos de raiva e surpresa.

Os gráficos abaixo detalham esses perfis individuais. Para fazer a avaliação, o programa recebe uma imagem, localiza os rostos e atribui um porcentual para os seguintes sentimentos: alegria, tristeza, surpresa, raiva, desgosto, medo e desprezo.

De acordo com pesquisas do psicólogo Paul Ekman, da Universidade da Califórnia, as sete emoções listadas são expressas de modo universal: indivíduos de diferentes culturas as demonstram da mesma maneira.

Um sorriso, por exemplo, expressa alegria. Um semblante sério indica tristeza. O software busca esse tipo de padrão para fazer a avaliação