O globo, n.30795 , 29/11/2017. PAÍS, p.5

GAROTINHO: LAUDO ATESTA LESÕES, MAS NÃO AGRESSÕES

CAROLINA HERINGER

 

 

Procurador-geral do Rio pede imagens da cela e suspeita que houve edição; Polícia Civil vai fazer perícia hoje

 

Exame comprovou que o ex-governador Garotinho teve lesões no joelho e em um dos pés. Mas não informou se ele foi agredido, como sustenta, ou se causou autolesão. O exame de corpo de delito feito pelo Instituto Médico Legal (IML) do Rio comprovou que o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) apresentava lesões corporais no joelho e em um dos pés. No entanto, de acordo com o delegado Wellington Vieira, responsável pela investigação, o laudo não atesta se o político se autolesionou ou se foi agredido por alguém. As lesões constatadas foram causadas, segundo o documento, por “objeto contundente”.

A análise foi iniciada na última sexta-feira e concluída ontem. A 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso) investiga se o político foi agredido dentro de sua cela na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte, na madrugada de sexta. Garotinho já foi transferido para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), por determinação da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), como punição, segundo o governo, por não ter conseguido comprovar suas alegações.

O procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem, encaminhou ontem ofício ao secretário de Administração Penitenciária do Rio, coronel Erir Ribeiro, requisitando as imagens de vídeo gravadas pelas câmeras instaladas na galeria B da cadeia de Benfica, onde estava Garotinho. Ele suspeita que a gravação tenha sido editada. O pedido especifica o período entre as 20h do dia 23 de novembro e as 6h do dia 24 de novembro, horário em que teria ocorrido a agressão.

 

VERIFICAÇÃO NAS CÂMERAS

A Polícia Civil fará hoje, às 10h, uma perícia na cela em que Garotinho afirma ter sido agredido. O delegado vai verificar ainda se as câmeras da unidade prisional estavam funcionando perfeitamente e como se dá a gravação — se ocorre ininterruptamente ou se as câmeras são acionadas apenas por movimentos.

Na sexta-feira, em nota, a Seap informou que as câmeras da unidade foram examinadas e não foi detectada “a presença de qualquer pessoa ou estranhos” na galeria de Garotinho que pudessem causar as lesões. O ex-governador estava sozinho na galeria naquele momento.

Em Bangu 8, o ex-governador fica isolado numa cela monitorada por uma câmera 24 horas por dia.