Título: Onde está a pobreza extrema?
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 11/12/2011, Política, p. 2/3

Uma das principais estratégias do Plano Brasil Sem Miséria é o serviço de busca ativa, que objetiva encontrar famílias extremamente pobres que desconhecem a existência de assistência pelo Estado. É o caso, por exemplo, das famílias localizadas pelo Correio a poucos metros dos centros de decisão política. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) sustenta que as novas inclusões no Bolsa Família se deram a partir da busca ativa.

Sobre as ações para as quais já existem créditos especiais, o MDS se limitou a informar que "os créditos ainda estão na fase de empenho". O Correio enviou na manhã de sexta-feira sete perguntas à assessoria de imprensa do MDS sobre os programas do Brasil Sem Miséria, mas a pasta não respondeu. Segundo a assessoria, os dados do balanço do plano neste primeiro ano de governo serão divulgados na próxima sexta-feira, 16, no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rousseff. O anúncio será feito pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.

Para o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão de Castro, uma avaliação precisa dos resultados do Brasil Sem Miséria só será possível no próximo ano. "Algumas ações demoram mais para dar resultado, como a capacitação profissional. O mais importante é que não houve nenhum tipo de descontinuidade da política social." Jorge diz que um ponto positivo do plano é a busca ativa. "Cerca de 800 mil pessoas precisam ser encontradas pela busca ativa e inscritas no programa."

Outro ponto que deve ser prioritário, segundo o professor da Universidade de Brasília (UnB) Perci Coelho de Souza, é a garantia de que os 28 milhões de brasileiros que deixaram a pobreza extrema nos últimos anos pemaneçam na posição conquistada. "Se diminuirem os investimentos em educação, saúde e assistência, esses grupos podem voltar à miséria absoluta", afirma Perci, doutor em serviço social e professor de política social na UnB. (VS)