Título: Aécio e Pimentel se unem para eleger Virgílio
Autor: Ana Paula Machado
Fonte: Gazeta Mercantil, 09/12/2004, Política, p. A9

A partir da perspectiva de que é preciso aumentar o espaço de Minas Gerais na política nacional, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), unem as forças para eleger como presidente da Câmara o petista Virgílio Guimarães (MG).

A disputa entre Minas Gerais e São Paulo pela Mesa da Casa promete ser acirrada dentro do PT. Desde a semana passada, grande parte da bancada aponta seu o líder na Câmara, o paulista Arlindo Chinaglia com um dos mais fortes candidatos ao posto.

Tanto Virgílio, como Chináglia têm perfis semelhantes. São parlamentares influentes, gozam de prestígio junto ao Palácio do Planalto, e com o presidente do PT, José Genoino, pré-requisitos considerados básicos para almejar a cadeira de João Paulo Cunha (PT-SP). Para Virgílio, ele e Chinaglia são boas alternativas para manter a cadeira sob o comando petista. "Mas uma candidatura sólida é de interesse geral", diz o deputado.

E é pensando nisso que algumas das principais lideranças de seu estado estão trabalhando para elegê-lo. O governador Aécio, que presidiu a Câmara até 2002, disse que sempre que houver um mineiro em condições de assumir um posto na República terá seu apoio independentemente do partido.

"Claro que essa é uma decisão do Congresso Nacional e tenho limites para entrar nisso. Mas vejo com muita simpatia a possibilidade de um mineiro presidir a Câmara dos Deputados. Portanto, no que eu puder ajudar...", disse o chefe do executivo mineiro. Segundo ele, esse movimento pró-Virgílio não é uma retaliação ao domínio paulista na política brasileira.

"É a favor de uma presença mais forte de Minas na vida pública nacional. Sempre que Minas está mais presente, não é bom apenas para Minas, é bom para o País."

Influência de PimentelO mais novo integrante do núcleo de consultas do Planalto, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, também expressou o seu desejo de ter um mineiro na presidência da Câmara. Segundo o prefeito, a indicação de Virgílio Guimarães é natural, justamente pelo bom trânsito do parlamentar junto aos seus colegas é da confiança do presidente Lula.

" Não é para reduzir o poder de ninguém (paulistas), é porque o Virgílio é um quadro reconhecidamente capaz. É o melhor nome que nós temos. Se fosse de outro estado eu apoiaria o nome do Virgílio do mesmo jeito", disse o prefeito.