Título: A força da reciclagem no País
Autor: Osmar Marchioni
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/11/2004, Opinião, p. A3

Foram recicladas 89% das 10 bilhões de latinhas produzidas em 2003. Recentemente, o Brasil divulgou o índice da reciclagem de latas de alumínio para bebidas de 2003. Foram recicladas 89% das 10 bilhões de latinhas produzidas no ano passado, garantindo ao País a liderança mundial na reciclagem desse material.

Esse surpreendente sucesso da reciclagem de latas de alumínio leva-nos a perguntar por que outros setores não conseguem alcançar números tão expressivos. Os motivos principais devem-se ao investimento da indústria na criação desse mercado, ao alto valor agregado do alumínio, ao nível de profissionalização e organização da cadeia de reciclagem de latas de alumínio - uma cadeia que começa a adquirir perfil novo, de atividade econômica organizada, com regras e parâmetros identificáveis para aferir a rentabilidade dos produtos - e, sem dúvida, a uma maior consciência ecológica da nossa população.

A reciclagem de alumínio subiu um patamar. Complementa renda de trabalhadores formais, funciona como fonte de recursos para projetos sociais, está dentro das empresas, dos órgãos públicos e condomínios.

Esse fenômeno deve-se em grande parte ao fato de a reciclagem ter combinado a consciência ecológica com a racionalidade de mercado.

Além da grande economia em energia elétrica, estimativas apontam que a reciclagem de alumínio gera emprego e renda para mais de 160 mil pessoas, desde a coleta até a transformação final da sucata em novos produtos. Há mais de 2 mil pontos de compra de sucata de latas por todo o Brasil, entre ferros-velhos, depósitos de pequenas e grandes empresas, centros de coleta e atacadistas.

Várias organizações não-governamentais foram criadas para trazer princípios de administração e gerenciamento aos trabalhadores que sobrevivem da reciclagem.

Por isso não é de espantar o fato de os indicadores de reciclagem apontarem o Brasil à frente do Japão, um ícone em eficiência e consciência ambiental, e dos Estados Unidos. Essa ligação clara com o mercado, que permite apurar valor, ter redes de captação e compradores firmes, pode ser o componente que falta para que a reciclagem cresça no País em todos os outros segmentos.

É importante que as empresas se conscientizem da necessidade de darem um destino adequado aos produtos que produzem e se responsabilizem pelo seu recolhimento após o uso pelo consumidor. A indústria de alumínio, sem esperar por nenhuma exigência legal ou benesse de ordem pública, mostrou que isso é possível.

kicker: Outros setores da produção não conseguem alcançar números tão elevados Osmar Marchioni