Título: Angra 3 deve ser retomada em setembro
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 08/07/2008, Brasil, p. A3

A construção da usina nuclear Angra 3 deve ser retomada no dia 1º de setembro e a obra deverá estar pronta em quatro anos, segundo informou ontem o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Segundo ele, a licença de instalação da usina, que irá gerar 1,3 mil megawatts, será concedida em 15 dias pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nos planos do governo estão a construção de mais três térmicas movidas a energia nuclear. "Daí por diante, teremos uma térmica nuclear por ano até chegarmos a um total de 60 mil megawatts daqui a 50 anos", disse Lobão.

Para alcançar essa meta, o governo está formando o Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, que será coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. O papel do comitê será o de fixar diretrizes e metas para o desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro e monitorar sua implementação. Também fazem parte do grupo os ministérios de Minas e Energia, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente, da Defesa e da Fazenda.

Lobão defende a ampliação do uso da energia nuclear no Brasil, por ser uma uma energia limpa utilizada no mundo todo. Ele destaca que o Brasil tem a sexta maior reserva mundial de urânio, mineral usado na produção de energia nuclear. "Será uma excelente térmica, com produção firme. Temos tudo para ter sucesso com a produção de energia nuclear."