Título: BB e BR lançam novo cartão de crédito
Autor: Rosas, Rafael
Fonte: Valor Econômico, 19/02/2008, Finanças, p. C7

O Banco do Brasil (BB) e a Petrobras Distribuidora (BR) esperam que o cartão Petrobras, nova parceria lançada ontem pelas duas instituições, atinja a marca de 3 milhões de unidades nos próximos cinco anos. O BB substitui o HSBC/Losango como parceiro da distribuidora e 150 mil cartões serão imediatamente emitidos para os clientes antigos, que poderão efetuar normalmente suas operações até 29 de fevereiro.

De acordo com Antonio Francisco Lima Neto, presidente do Banco do Brasil, o cartão, que terá a bandeira Visa internacional, será uma ferramenta importante para que a instituição atinja o objetivo de 25 milhões de cartões emitidos em outubro, mês em que completa 200 anos de fundação. Atualmente, o banco possui 18 milhões de cartões, com 26 milhões de clientes totais.

"O cartão funcionará nos postos da BR e fora deles e faz parte da estratégia do banco, que desde 2005 tenta vender produtos fora das agências", afirmou o presidente do BB.

Lima Neto frisou ainda que o aumento de crédito foi fator importante no resultado do banco no ano passado - que será anunciado no próximo dia 26. Para este ano, o executivo continua otimista e acredita que o mercado brasileiro de crédito cresça, como um todo, em torno de 25%.

O presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, revelou que a escolha do Banco do Brasil foi motivada por uma pesquisa sobre afinidade de marcas, em que 59,4% dos entrevistados apontaram o BB como parceiro ideal da distribuidora de combustíveis. "O cartão será 'embandeirado' e não servirá apenas para comprar combustível, mas para uso geral", disse Dutra.

O novo produto, além de funcionar como um cartão de crédito comum, não terá cobrança de anuidade ou de extratos. Para os revendedores, a vantagem está na taxa de administração, que começa em 0,9% e pode chegar a 0,75%, dependendo do número de vendas do estabelecimento para clientes que utilizarem o cartão. De acordo com Reinaldo Belotti Vargas, diretor da rede de postos e serviços da BR, a taxa média no mercado varia entre 2% e 3%.

Os clientes terão direito ainda a um programa de pontos que dará um ponto de bonificação para cada dólar gasto. Caso abasteça na rede BR, o cliente ganha dois pontos. "Teremos um programa de recompensa e entre os benefícios haverá um catálogo de prêmios que poderão ser retirados com determinada pontuação". explica Aldemir Bendini, vice-presidente de novos negócios do Banco do Brasil. "Os clientes poderão trocar também seus pontos por milhagens aéreas ou utilizá-los para abater parte da própria fatura."

O vice-presidente de negócios internacionais e atacado do Banco do Brasil, José Maria Rabelo, ressaltou que atualmente a instituição financeira tem 37 parcerias formalizadas no país, das quais 27 em operação e 10 em preparação.

"Temos 1,1 milhão de cartões emitidos com essas parcerias, o que representou faturamento de mais de R$ 1 bilhão em pouco mais de um ano, sendo que mais da metade disso no último semestre", afirmou, acrescentando que a expectativa é que a parceria com a BR Distribuidora ajude a alavancar estes números.