Título: Com novo pacote, Microsoft combina software e serviços
Autor: Rosa, João Luiz
Fonte: Valor Econômico, 08/11/2007, Tecnologia & Telecomunicações, p. B2

Há dois anos, a Microsoft lançou-se à tarefa de unir dois mundos: o do software, no qual nasceu, e o dos serviços on-line, uma seara nova e que poderia virar uma arma perigosa nas mãos dos rivais. Ontem, a companhia apresentou o que considera um resumo dessa estratégia até agora: a os novos serviços gratuitos Windows Live.

Lançado em 59 países - incluindo o Brasil -, o Windows Live é um pacote que reúne seis programas. Há tanto novas versões de itens conhecidos, como o Live Mail e o Messenger, respectivamente de e-mail e mensagens instantâneas, como novidades. É o caso do Writer, um editor de texto dirigido a autores de blogs, os diários virtuais da web.

Para usar os programas, as pessoas terão de baixá-los via internet e instalá-los no computador. Essa parte representa o mundo tradicional da Microsoft, baseado em programas que rodam em PCs. A segunda parte do DNA híbrido - o dos serviços on-line - é que, uma vez instalados, os programas permitem o acesso a aplicações que só precisam da rede para funcionar. Por exemplo, o usuário pode retocar uma foto com o software Galeria de Fotos e, depois, colocá-la em sua página no Spaces, a rede virtual com o qual a Microsoft concorre com o Orkut, do Google. Ou, então, usar o Live Mail como um lugar de onde pode acessar todas as suas contas de correio eletrônico.

O alvo da Microsoft é a publicidade on-line. "A propaganda é o modelo de receita", diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral de serviços on-line da Microsoft. "Quanto mais usuários atrair, melhor eu posso remunerar (o serviço)."

Para disseminar o pacote, a Microsoft fechou acordos com 13 fabricantes de computadores no Brasil, incluindo Hewlett-Packard (HP), Itautec e Semp Toshiba, para que os micros saiam de fábrica com o pacote instalado. "Os primeiros PCs chegam em janeiro", diz Reinaldo Opice, diretor de OEM da Microsoft.