Título: Em João Pessoa, liderança é do PT
Autor: Falcão, Marina
Fonte: Valor Econômico, 26/10/2012, Política, p. A14

O PT está muito perto de assumir a Prefeitura de João Pessoa pela primeira vez. Favorito na disputa contra o tucano Cícero Lucena, o petista Luciano Cartaxo conseguiu angariar para si boa parte dos votos recebidos por Estela Bezerra (PSB) e Zé Maranhão (PMDB) no primeiro turno.

De acordo com a última pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, Cartaxo, deputado estadual, tem 65% das intenções de votos contra 24% de Lucena, senador.

Primeiro colocado na disputa no primeiro turno, o petista teve 38,3% dos votos válidos, enquanto candidato tucano recebeu 20,3%. Estela e Maranhão tiveram 20% e 18,9% dos votos, respectivamente, numa disputa bastante acirrada.

Nenhum dos dois candidatos derrotados declarou apoio oficial à Cartaxo. No caso de Estela, o motivo é o rompimento de relações entre o seu padrinho político, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB), e o prefeito de João Pessoa Luciano Agra (sem partido), que deu suporte à candidatura petista.

O PT nem chegou a pedir apoio ao PSB. A ex-secretária municipal de Planejamento assumiu uma posição "neutra" na reta final, assim como Maranhão, ex-governador da Paraíba. Correligionários do pemedebista, no entanto, aderiram à campanha de Cartaxo. Foi o caso do deputado federal Benjamin Maranhão (sobrinho de Zé Maranhão) e presidente do diretório do PMDB em João Pessoa.

Luciano Cartaxo, 48 anos, já foi vereador de João Pessoa e vice-governador do Estado. A seu favor, o candidato conta com a popularidade do atual prefeito, cuja administração é aprovada por 76% dos eleitores pessoenses e desaprovada por apenas 13% deles, de acordo com o Ibope.

Cartaxo se beneficia também do desgaste da imagem política do seu adversário. Aos 55 anos, Lucena enfrenta a rejeição natural de quem já foi governador do Estado em 1994, e prefeito de João Pessoa em 1996, reeleito em 2000.

Mesmo já bastante à frente nas pesquisas, o petista ganhou ainda um reforço de Lula na reta final da campanha. Nesta semana, o ex-presidente foi à capital paraibana pedir votos para Cartaxo. "Faça projetos e envie para o governo federal porque o dinheiro vem. E se não vier, eu ligo pra Dilma", disse Lula, durante discurso num bairro da zona sul de João Pessoa, onde foi ovacionado por uma multidão.