Título: Em redutos petistas, Haddad critica Russomanno
Autor: Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 24/09/2012, Política, p. A6

A duas semanas das eleições municipais, o candidato do PT, Fernando Haddad, passou os quatro últimos dias em campanha concentrada nas zonas norte e leste, tradicionais redutos petistas de São Paulo. "Nessa etapa eu quero dialogar com a população que aprecia a administração do PT", disse ontem, ao fim de uma carreata pelo bairro de São Mateus.

O receio de que Celso Russomanno (PRB) conquiste o eleitor de regiões onde Marta Suplicy obteve maioria de votos na últimas eleições municipais levou o candidato petista a uma tática de corpo a corpo com a população de áreas mais carentes e no comércio de rua de bairros que espelham a ascensão econômica da classe C.

A tática de Haddad para tentar diminuir eventual vantagem de Russomanno foi apontar, no bate-papo com o eleitor, o que chamou de "falta de plano de governo" do candidato PRB. Ao lembrar que o adversário se apresenta como uma pessoa que respeita o direito do consumidor, o petista disse que votar em quem não revela um plano de governo é o mesmo que "comprar uma lavadora sem manual de instruções e garantia".

Ele aproveitou a visita a regiões mais distantes do centro da cidade para criticar a ideia de Russomanno de criar o bilhete proporcional. "Isso vai penalizar a população mais pobre. Quem mora mais longe vai pagar mais", disse.

Para ele, o bilhete proporcional "é um escândalo" e "desmonta" o bilhete único, criado na gestão Marta. O assunto também começou a ser explorado pela organização da propaganda petista por meio de um vídeo chamado "a tarifa do Russomanno".

Haddad também prometeu dobrar o número de agentes de trânsito - dos atuais 1,2 mil para 2,4 mil - e espalhá-los nos bairros. "A CET [Companhia de Engenharia de Tráfego] só está presente no centro expandido. Mas os bairros estão congestionados, inclusive em fins de semana", disse. Para ele, além de monitorar o trânsito, cabe ao poder público voltar-se para questões como a reorganização do sentido do tráfego.