Título: Augustin rebate críticas a investimentos
Autor: Rosas, Rafael
Fonte: Valor Econômico, 19/05/2011, Brasil, p. A4

Do Rio O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, rebateu ontem as críticas feitas na terça pelo ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, de que o Estado brasileiro, apesar de grande, investe pouco, menos de 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo Augustin, o setor público brasileiro investe o total de 5,1% do PIB, se forem consideradas as estatais, como a Petrobras "Temos aumentado os investimentos do setor público no Brasil. O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] é o principal responsável por isso."

De acordo com o secretário, o conjunto de investimentos no Brasil sob administração direta da União saltou de 0,35% do PIB em 2003 para 1,28% este ano, mas há ainda investimentos de 2% do PIB nas mãos das estatais e 1,7% do PIB sob o comando dos Estados.

O secretário também apresentou números sobre as boas condições das contas do governo. Augustin ressaltou que atualmente 62% da dívida pública está em títulos prefixados ou atrelados a índices de preços, enquanto os títulos ligados ao câmbio somam apenas 4,8% do total e os papéis relacionados à Selic, que já tiveram o pico de 45%, estão hoje em 32%. Para ele, a tendência é que os títulos prefixados devem ganhar participação na composição da dívida, enquanto os papéis ligados à Selic deverão perder importância, reduzindo o risco de que a dívida seja atingida sempre que houver a necessidade de elevação dos juros. Augustin ressaltou que a dívida líquida do setor público fechou março com 39,9% do PIB e que a melhoria da situação do país é percebida pelos mercados internacionais.

Outra defesa feita foi em relação à atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante a crise internacional, em 2008 e 2009. "O governo atuou sobre isso [a crise] e fez uma política que muitos criticaram, de apoio ao BNDES, pelo qual sustentamos a retomada do investimento de forma rápida no Brasil. Esse foi o objetivo do governo ao fazer um conjunto de aportes no BNDES", disse Augustin.