Título: Do interior, uma lição para o país aprender
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 06/07/2010, Brasil, p. 11

Cidade pequena em São Paulo tem cinco escolas entre as 10 primeiras no ranking do Ideb. Segredo do sucesso, segundo o prefeito, é o investimento regular de 30% do Orçamento

Omunicípio de Cajuru, localizado no nordeste de São Paulo, tem cerca de 24 mil habitantes, está a 360 quilômetros da capital e recebe os visitantes com o aconchegante slogan ¿terra da hospitalidade¿.

Poderia ser apenas mais uma entre as 5.565 cidades brasileiras, mas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, destacou Cajuru no ranking das melhores escolas municipais do país que oferecem os primeiros anos do ensino fundamental (1ª a 4ª série). Das 10 escolas com os melhores Idebs do Brasil nesse nível, cinco integram a rede pública municipal de Cajuru. Já entre as melhores escolas de São Paulo, as cinco melhores ¿ além da sétima ¿ são do município. O resultado por instituição é um desdobramento dos números (leia quadro ao lado) divulgados no fim da semana passada.

O segredo para o destaque, segundo a prefeitura local, é o investimento.

Em média, o governo municipal destina 30% do orçamento para a Educação ¿ a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina a destinação de, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos municipais para a manutenção e desenvolvimento do ensino público.

¿O investimento em educação é uma política de estado para o nosso município. Dos R$ 33 milhões disponíveis ao nosso orçamento para esse ano, R$ 12 milhões estão comprometidos para a educação¿, vangloria-se o prefeito da cidade, João Ruggeri.

A melhor escola muncipal do país, com ensino até a quarta série, é a Aparecida Elias Draibe, de Cajuru, que ficou com a nota 9 em uma escala que vai de 0 a 10.

A diretora da escola, Rita de Cássia, confessa que o resultado foi uma surpresa. ¿Quando eu soube do primeiro lugar, fiquei alegre e, ao mesmo tempo, espantada.

Estou muito orgulhosa. Isso representa o resultado da revolução da educação que aconteceu no nosso município¿, conta. Para a diretora, as ações que mais contribuíram para o resultado foram as implantações do Projeto Leitura ¿ um reforço escolar ¿, de uma sala de cinema e de uma sala de informática.

A Secretária de Educação, Isabel Ruggeri Ré ¿ mulher do prefeito ¿ destaca também uma parceria realizada com o COC Sistema de Ensino, instituição que desenvolve projetos pedagógicos para escolas. ¿A partir da parceria, capacitamos todos os professores da rede pública. Todos os 130 professores da rede municipal têm diploma superior em Pedagogia¿, afirma. Além disso, os 3.200 alunos da rede pública recebem merenda escolar e uniforme gratuitamente.

A segunda escola municipal de 1ª a 4ª série com a maior pontuação do Brasil foi a Escola Municipal Andre Ruggeri (Cajuru), com 8,8 pontos, empatada com a Escola Municipal Bairro Dom Bosco (Cajuru). As três escolas municipais estão à frente da estadual Escola Estadual Dom Bosco, localizada em Eirunepé (AM). O quinto lugar das melhores escolas dos primeiros anos do ensino fundamental volta para Cajuru, com a Escola Municipal Mousart Alves da Silva. O município conta ainda com o nono lugar da lista das 10 melhores, com a Escola Municipal José Alves Palma da Silva. Ainda há muito a ser realizado O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, acredita que o caso da cidade de Cajuru é atípico. ¿A demanda dos municípios é muito grande.

Muitas vezes, eles arcam com custos que não são de sua responsabilidade e acabam não conseguindo nem chegar ao investimento básico previsto, muito menos ultrapassar¿, afirma.

Para Sanches, o investimento no ensino deveria aumentar por meio da União. ¿O governo federal, que atualmente investe 5% do PIB em educação, deve subir essa fatia para 7% e, em seguida, para 10%. Esse é o melhor caminho, deve-se fazer a divisão do bolo¿, defende.

Ampliação Ainda assim, o presidente da Undime acredita que o aumento da qualidade do ensino no país, tanto nos níveis iniciais e finais do ensino fundamental quanto do ensino médio se dea políticas nacionais. ¿Atribuímos o aumento a três fatores: o número de matrículas na educação infantil nos últimos 10 anos cresceu, o financiamento da educação pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), e a ampliação do ensino fundamental para nove anos¿, diz.

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007 em uma escala de 0 a 10. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. (LL)