Título: Facilidade ao alcance
Autor: Vera Batista
Fonte: Correio Braziliense, 23/04/2010, Economia, p. 9

Pagar contas sem precisar enfrentar longas filas, ou nem sequer se deslocar de casa ou do trabalho, é um sonho que, no Brasil, se tornou acessível. O sistema bancário já oferece a facilidade há seis meses tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, ou seja, os que pagam e os que recebem. Desde que o cliente se inscreva no sistema conhecido como Débito Direto Autorizado (DDA) e o banco esteja vinculado a uma câmara especializada da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), idealizadora do novo serviço. De acordo com Kleber dos Santos, gerente de produtos da entidade, cerca de 100 bancos (99,6% dos que operam na cobrança) já participam do novo sistema. O acesso aos boletos eletrônicos também dispensa o recebimento do documento impresso. As vantagens, segundo Santos, são muitas: o DDA evita postagem, extravio, fraudes ou adulterações das contas. ¿Não é preciso entrar em agências e digitar dados pessoais, muito menos perder tempo com impressão. Mas o maior benefício é a centralização. Só é preciso consultar um único canal¿, argumentou. Pequenos e grandes empresários, inclusive, podem agilizar as operações de contabilidade e o processo de automação das contas a pagar. Antes do serviço, de acordo com Santos, algumas companhias contratavam outra empresa para fazer, diariamente, uma varredura no CNPJ, perante os bancos, e descobrir se existe alguma conta a pagar. Desde o início do ano, foram gerados 81,4 milhões de boletos e cadastrados 3,3 milhões de clientes. Os bancos continuam fazendo campanhas para que mais emitentes passem a usar a cobrança registrada e aumentem o número de boletos eletrônicos disponíveis no DDA para a população. O serviço tem diferenças para os usuários como dispositivos de alertas de recebimento de boletos, por meio de mensagem em celulares e internet banking. A Febraban garante que o sistema permite que um pagamento feito em Brasília, no Distrito Federal, por exemplo, seja creditado à empresa cobradora em qualquer ponto do país, no dia seguinte, com todas as informações de quem pagou, o quanto pagou e a que nota fiscal o pagamento se refere. Esse sistema, de acordo com a Febraban, é um diferencial brasileiro. Não existe em outros países. Tem sido apresentado, com sucesso, para executivos do setor na Itália, nos Estados Unidos e no México. (VB)