Título: Capital paulista passa a usar medidas parecidas às alemãs
Autor: Rodrigo Uchôa
Fonte: Valor Econômico, 07/04/2005, Interncional, p. A15

Os municípios com frota igual ou superior a três milhões de veículos podem "implantar programas próprios de inspeção periódica de emissões de veículos em circulação, estabelecer processos e procedimentos diferenciados, bem como limites e periodicidades mais restritivos, em função do nível local de comprometimento do ar". Ontem, o prefeito de São Paulo, José Serra, assinou um decreto regulamentando a carga e descarga de mercadorias na capital paulista. A Secretaria Municipal de Transportes calcula que, com a assinatura do decreto, haverá uma redução de 5.800 caminhões circulando pela cidade durante o dia, melhorando o trânsito e diminuindo a poluição. O Brasil aderiu a grande parte dos acordos internacionais de diminuição da poluição urbana, tendo apresentado resultados muito diferentes de região para região. Nas grandes cidades, os bairros em que se concentram as indústrias obviamente apresentam mais partículas de fuligem no ar, mas a média das cidades é muito influenciada pela descarga de veículos. A Cetesb monitora em São Paulo a quantidade de partículas inaláveis no ar diariamente. Ontem, a região de Congonhas apresentava situação considerada boa: 39 microgramas por metro cúbico. Na segunda-feira, foram registrados 69 microgramas por metro cúbico na mesma área. A qualidade era boa em Cerqueira Cesar (11 microgramas por metro cúbico) e em Pinheiros (13 microgramas por metro cúbico). Cerca de um quarto de toda a poluição de São Paulo vem de descargas de motores a diesel, calcula a Cetesb. O técnico ambiental Jacyntho Augusto lembra que o papel da emissão de veículos é importante no país: "Na Europa e nos EUA, a poluição por fontes estacionárias é mais proeminente, ou seja, há o caso do aquecimento das casas, por exemplo, com grande queima de combustível. Aqui a emissão dos veículos é mais importante na composição da poluição urbana". Por lei federal, os veículos a diesel só podem emitir 0,05 g/km de partículas. Os governos estaduais e municipais são autorizados a estabelecer normas e medidas adicionais de controle da poluição do ar para veículos. Hoje, a Secretaria Municipal do Verde, a Cetesb, a Anfavea, o IPT e a Petrobras se reúnem no auditório da Fiesp para discutir poluição veicular no município de São Paulo.