Título: Militar é acusado por incêndio na Antártica
Autor:
Fonte: O Globo, 14/02/2013, País, p. 6

Ele foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio culposo

O Superior Tribunal Militar (STM) divulgou ontem que foi recebida a denúncia contra um militar acusado de ser responsável pela morte dos integrantes da missão brasileira na Antártica, em decorrência do incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz , em 25 de fevereiro de 2012. A denúncia feita pelo Ministério Público Militar (MPM) foi recebida pela primeira instância da Justiça Militar da União, e a instrução do caso começa no dia 28 deste mês. Os detalhes do processo - como o nome do acusado - não foram divulgados, já que o caso corre em segredo de justiça.

Segundo a denúncia, o militar acusado seria responsável pela morte de outros militares, configurando em homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e dano à instalação.

A pedido do MPM, o juiz determinou o arquivamento de denúncia contra outros dois militares, "por falta de indícios consistentes que apontassem o envolvimento dos dois", conforme informou o STM. Está marcado para o dia 28 deste mês, às 14h, a qualificação e interrogatório do acusado e inquirição das seis testemunhas arroladas pelo MPM. A sessão não será pública, em razão do segredo de justiça decretado.

Dois militares brasileiros morreram no incêndio, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos. O acidente ocorreu na Praça de Máquinas, onde ficam os geradores de energia. De acordo com o governo, 30 cientistas estavam na base, além de um alpinista e um representante do Ministério do Meio Ambiente.