Título: Consumo de energia sobe 6,3% no país
Autor:
Fonte: O Globo, 22/01/2013, Economia, p. 18

Segundo governo, alta em dezembro foi devido ao calor.

O consumo de energia no sistema elétrico nacional cresceu 6,3% em dezembro de 2012, na comparação anual, para 62.801 megawatts (MW) médios. O aumento foi motivado por temperaturas acima da média esperada para essa época do ano, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Boletim de Carga Mensal, disponível em seu site. Em todo o ano de 2012, a alta foi de 4,2% em relação a 2011. O ONS explicou que, com as temperaturas acima da média, houve "desconforto térmico extremamente elevado" nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul:

"É importante ressaltar que a incorporação de novos aparelhos de refrigeração e ventilação para uso residencial e comercial, como resultado da melhoria de renda e da política de desoneração fiscal, tem feito com que a carga fique ainda mais sensível às oscilações de temperatura e sensação térmica", aponta o ONS.

A geração de energia no Sudeste/Centro-Oeste subiu 7% ante dezembro de 2011. No Sul, o aumento foi de 6,4%; e no Nordeste houve avanço de 7,9% em dezembro. O Norte registrou queda de 3,4% no consumo no período.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem que o país não terá problemas com o nível dos reservatórios das hidrelétricas porque o período de chuvas já começou. Segundo ele, o suprimento de energia está garantido.

- Não temos problemas com nossos reservatórios, vamos preenchê-los todos e garantir o suprimento de energia - explicou o ministro.

Segundo o ONS, o nível dos reservatórios das hidrelétricas subiu desde a semana passada. A Região Norte cresceu de 43,51% da capacidade total na semana passada, para 45,04% agora. No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, avançou de 32,09% para 33,31%. No Nordeste, de 29,64% para 29,84%. E no subsistema Sul, houve queda, mas desde a última sexta-feira, o nível passou de 48,67% para 48,94%. O ONS informou ainda que, apesar do aumento das chuvas nas regiões que abastecem os principais reservatórios de hidrelétricas, as usinas termelétricas continuarão operando para dar confiabilidade no sistema e poupar energia hídrica.