Título: Ideli antecipa depoimento na Câmara
Autor: Coelho, André
Fonte: O Globo, 17/05/2012, O País, p. 14

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) antecipou ontem seu depoimento, na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, onde explicaria aos deputados, só no dia 23, a polêmica envolvendo a compra pelo Ministério da Pesca de 28 lanchas produzidas pela empresa Intech Boating, que doou R$ 150 mil ao PT de Santa Catarina. Munida e respaldada pelo parecer favorável da Comissão de Ética Pública da Presidência - que determinou o arquivamento de denúncia contra ela -, Ideli negou conhecer ou ter relação pessoal com os donos da Intech.

- Não tenho relação nenhuma, nem pessoal, nem de conhecimento. Não sei o nome de cor, não faz parte das minhas relações - disse Ideli, admitindo, no entanto, que esteve com o dono da empresa, José Antonio Galízio Neto, na entrega de uma das lanchas, em Florianópolis.

Indagada sobre a doação da Intech para sua campanha, Ideli disse que a doação legal foi feita ao PT de Santa Catarina e não ao comitê dela.

Ideli pegou de surpresa deputados de oposição, que protestaram contra a antecipação da audiência - que, por sinal, começou com a presença marcante de integrantes da base aliada, inclusive líderes, como o do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN). E poucos integrantes da oposição. Henrique Alves fez questão de elogiar a atitude da ministra e o respeito ao Congresso.

- Durante todo o processo de aquisição eu não tinha qualquer participação no Ministério da Pesca. Quando assumi o ministério, não tinha veto de qualquer órgão ao contrato - disse ela.

Foram quase três horas de depoimento e alguns parlamentares tentaram provocar a ministra, lembrando que o seu sucessor no Ministério da Pesca, o ex-ministro Luiz Sérgio, considerou um "malfeito" a operação de compras das lanchas, que depois ficaram abandonadas. Perguntada se ele era um "amigo da onça", a ministra retrucou.

- Não tenho a menor dúvida de que o Luiz Sérgio está incluído entre os meus amigos. Ele é meu amigo e eu