Título: Incidente está sob controle
Autor: Nogueira, Danielle; Durão, Mariana
Fonte: O Globo, 25/11/2011, Economia, p. 31

Presidente para América Latina da Chevron diz que mancha sumiu

BRASÍLIA. Após ser recebido pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o presidente da Chevron para África e América Latina, Ali Moshiri, disse que o vazamento no Campo do Frade, na Bacia de Campos, está sob controle. A mancha de óleo, segundo Moshiri, desapareceu, e o que resta no local equivale a um décimo de barril de petróleo. Ele afirmou que a empresa está pronta para vedar e abandonar o poço:

- O incidente está sob controle e a mancha já desapareceu. Estamos de volta às operações normais (para selar e abandonar o poço).

O executivo afirmou que a companhia não sabe a causa do vazamento, mas assegurou que não houve problema de controle das operações e que a Chevron está adotando procedimentos "de primeira classe" para sanar o problema. Ele observou que o campo tem "uma geologia complexa", sugerindo que uma falha geológica pode ter contribuído para o acidente.

- A mãe natureza é complicada.

Ele pediu audiência com Lobão e foi ao ministério com o presidente da Chevron América Latina, Don Stlelling, o presidente da Chevron Brasil, George Buck, e a diretora de Desenvolvimento de Negócios da Chevron Brasil, Patricia Padol. Ao ministro, garantiu que a empresa respeita leis brasileiras e a segurança é "prioridade número um".

- Não fazemos concessão na área de segurança - frisou, depois, aos jornalistas.

Moshiri minimizou a decisão da ANP de impedir a Chevron de perfurar poços:

- A decisão vai de encontro ao que estávamos planejando de qualquer forma.

Perguntado também sobre a negativa da ANP sobre pedido para explorar o pré-sal, afirmou:

- Vamos esperar, somos pacientes.