Título: Agnelo promete ser implacável contra corrupção
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 02/01/2011, O País, p. 25

Governador planeja criar a Secretaria da Transparência

BRASÍLIA. Eleito no rastro do escândalo de corrupção que levou o Distrito Federal a ter quatro governadores no ano passado, o petista Agnelo Queiroz (PT) tomou posse ontem com a promessa de que sua gestão será ética, transparente e implacável contra desvios. Num discurso emocionado na Câmara Legislativa, ele disse que sua vitória nas urnas põe fim ao uso de dinheiro público em benefício pessoal no governo de Brasília:

- Não é aceitável que a capital federal seja percebida como sinônimo de corrupção e falcatruas, de negociatas e de práticas incompatíveis com a gestão pública decente.

Ele afirmou que os serviços públicos no DF estão à beira do caos e prometeu, já nos primeiros cem dias, restabelecer a normalidade na área de saúde. O governo terá uma Secretaria da Transparência, que divulgará informações sobre contratos e licitações e estimulará denúncias anônimas.

Agnelo também enviou um recado à oposição, enfatizando que seu governo não terá revanchismos. Durante seu discurso, ele chorou pelo menos duas vezes ao fazer referência à família.