Título: Aliado de castigo
Autor: Flint, Guila
Fonte: O Globo, 13/01/2010, Mundo, p. 26

Israel humilha embaixador turco e o põe sentado num sofá baixo

REBAIXADO: O embaixador turco conversa com funcionários da Chancelaria israelense acomodado propositalmente num sofá mais baixo

TEL AVIV. A humilhação pública do embaixador turco por altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores israelense gerou uma crise diplomática entre os dois países e uma polêmica dentro do governo de Israel. O embaixador Ahmet Oguz Cellikkol afirmou que a repreensão que recebeu na Chancelaria foi ¿o ato mais vergonhoso¿ que presenciou em 35 anos de carreira diplomática.

O diplomata foi convocado para prestar esclarecimentos no ministério depois que o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou Israel de ¿pôr em risco a paz mundial utilizando força desproporcional contra os palestinos, invadindo o espaço aéreo libanês e não revelando os detalhes de seu programa nuclear¿.

As declarações de Erdogan despertaram a indignação do ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, que instruiu seu vice, Danny Ayalon a ¿dar uma resposta adequada¿.

Ayalon convidou a mídia para registrar os primeiros momentos da reunião com o embaixador turco, e a imagem insólita, do embaixador sentado em um sofá baixo, diante de três diplomatas israelenses em cadeiras altas, foi divulgada no mundo inteiro.

¿ Notem que ele (o embaixador) está sentado em um sofá mais baixo e que na mesa se encontra apenas a bandeira israelense ¿ observou Ayalon aos jornalistas.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia convocou o embaixador israelense no país, Gaby Levy, para cobrar esclarecimentos e exigir desculpas oficiais de Israel, sob pena de ¿medidas retaliatórias¿.

O ministro da Indústria e Comércio de Israel, Benjamin Ben Eliezer, do Partido Trabalhista, criticou a atitude do Ministério das Relações Exteriores.

¿ As relações com a Turquia são importantes para Israel e a humilhação do embaixador foi um ato desnecessário e prejudicial ¿ afirmou Ben Eliezer.

O Ministério das Relações Exteriores israelense emitiu uma nota afirmando que ¿Israel respeita a Turquia, porém espera reciprocidade por parte do lado turco¿.

¿Israel condena a declaração anti-israelense descontrolada do primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan¿, diz a nota da Chancelaria israelense, que também condenou um seriado da televisão turca, chamado ¿O vale dos lobos¿, por ¿manifestar sentimentos anti-israelenses¿.