Título: Assunto encerrado
Autor: Oswald, Vivian; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 13/11/2009, Economia, p. 31

Lobão quer esquecer caso

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ontem pela manhã por 40 minutos com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e outras autoridades do setor elétrico para verbalizar sua preocupação com o apagão de terça-feira e demonstrar sua insatisfação com a atuação da equipe e a forma de comunicação do evento. O governo levou 20 horas para anunciar as causas preliminares do blecaute. Ainda assim, Lobão deixou a sede administrativa do governo, após um encontro oficial para tratar de investimentos, dizendo que o apagão era um ¿assunto encerrado¿.

Lula disse que quer ter segurança sobre o que ocorreu e cobrou uma investigação.

Foi enfático ao questionar sobre os problemas meteorológicos apontados como causa do blecaute.

¿ Quero que os senhores me digam com segurança e convicção se o problema foi esse ¿ cobrou Lula.

Mesmo com a resposta afirmativa, o presidente demonstrou desconfiança.

¿ Mesmo assim, eu quero uma investigação ¿ disse Lobão, obtendo como resposta que a investigação já está em curso e é obrigação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além de Lobão, estavam no encontro o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, o secretário-executivo do ministério, Márcio Zirmmermann, o diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, e o diretor de Operações de Furnas (responsável pelas linhas que apresentaram problema), Luiz César Zani.

¿ O presidente Lula demonstrou muita preocupação com o episódio. Até porque é sempre um desconforto muito grande. Ver as cidades do Rio, São Paulo apagadas, isso preocupa muito.

O presidente está contrariado com esse acidente.

Agora, esse é um fenômeno da natureza. Não temos como controlar ¿ disse Lobão.

A reunião sigilosa ¿ o ministro deixou a sede do governo negando categoricamente que houvesse discutido o blecaute ¿ precedeu um encontro já agendado para monitorar os investimentos no setor de energia.

Ele disse que a reunião era resolver problemas de novos empreendimentos. Ficou decidido que segunda-feira o Ibama emitirá a licença prévia para a construção da hidrelétrica de Belo Monte, que será leiloada em dezembro.