Título: Lula: Sim, nós podemos
Autor: Magalhães, Luiz Ernesto; Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 02/10/2009, Rio, p. 18

Presidente usa frase de Obama e diz não cogitar derrota do Rio Com uma frase que marcou a campanha de Barack Obama para a Casa Branca, o presidente Lula defendeu ontem que o Rio seja a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Em Copenhague, Lula afirmou que sequer trabalha com a hipótese de a cidade não ser escolhida.

¿ Nós queremos dizer ao mundo que nós podemos ¿ disse, parafraseando o ¿Yes, we can¿ de Obama. ¿ Isso dito da boca de um americano é muito bonito. Nós nunca dissemos. No Brasil estávamos habituados a dizer nós não podemos, somos pobres, como se fôssemos cidadãos inferiores.

Dessa vez nós queremos olhar para o mundo e dizer: sim, nós podemos. E vamos realizar as Olimpíadas.

As declarações feitas durante entrevista coletiva no hotel onde fica a coordenação da campanha da Rio 2016 rapidamente ganharam o mundo, sendo reproduzidas pelas versões online de vários jornais, inclusive o New York Times.

O presidente entregou ontem ao presidente do COI, o belga Jacques Rogge, uma cópia da lei que criou o Ato Olímpico. O documento, aprovado pelo Congresso, confirma e complementa 64 garantias da União relacionadas a Rio 2016. Entre elas, a dispensa de concessão de visto para os estrangeiros credenciados, a criação de uma agência reguladora de transporte e tráfego durante o evento, a coordenação de tarifas hoteleiras e a garantia de leis e regras de controle de dopagem alinhadas às diretrizes da Agência Mundial Antidoping (Wada).