Título: Ao menos 15 morrem em naufrágio no Amazonas
Autor: Tavares, Hélida
Fonte: O Globo, 05/05/2008, O País, p. 5

Embarcação, que estava superlotada, transportava cerca de 100 pessoas, a maioria jovens de 17 a 25 anos.

MANAUS. Pelo menos 15 pessoas morreram, e dezenas estão desaparecidas, devido ao naufrágio da embarcação Comandante Sales, ontem de madrugada, no Rio Solimões, em Manacapuru, no Amazonas. Segundo a Marinha, a embarcação retornava da comunidade Lago Pesqueiro e virou quando se aproximava do município, a 80 quilômetros de Manaus. O prefeito Washington Reis disse que o barco tinha capacidade para cerca de 70 pessoas, mas transportava cerca de 100, a maioria com idade entre os 17 e os 25 anos.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, coronel Antônio Dias, os sobreviventes nadaram até a margem do rio para se salvar. A embarcação não está inscrita na Capitania dos Portos e já havia sido notificada por navegar pelos rios de maneira irregular, segundo nota divulgada pelo comunicação do 1º Distrito Naval. A tripulação do barco também não era habilitada.

De acordo com a prefeitura de Manacapuru, o dono da embarcação fez uma promoção de R$5 por pessoa. Muitas desistiram da viagem após perceberem que o barco estava superlotado. Cerca de 300 pessoas, entre bombeiros, mergulhadores, policiais militares e civis, participam do resgate dos corpos. A Marinha também enviou equipes de buscas, o navio-Patrulha Fluvial ¿Amapá¿ e um helicóptero.

Os corpos estão sendo levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Manaus, em razão da falta de estrutura da cidade. Toda a equipe de médicos legistas da Polícia Civil do Amazonas, mesmos os de folga, foi acionada para ajudar nos trabalhos de identificação dos cadáveres.

A Polícia Civil do Amazonas informou que foi aberto inquérito policial para investigar as causas do naufrágio. O tempo não era favorável, com ventos fortes e início de chuva. Dos 15 mortos, nove são mulheres e seis homens. Um deles é o próprio comandante da embarcação.

Essa é segunda grande tragédia ocorrida este ano, com embarcações no Amazonas. Em fevereiro, o barco Almirante Monteiro naufragou, perto de Itacoatiara, a cerca de 174 quilômetros de Manaus, deixando 16 mortos. A embarcação levava pelo menos 110 passageiros, saiu do município de Alenquer (PA) e se chocou com uma balsa.

www.oglobo.com.br/pais