Título: Brasil pode eleger presidenta
Autor: Barbosa,Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 31/07/2009, O país, p. 3

Ao lado de Michele Bachelet, Dilma diz que país já tem maturidade

Adauri Antunes Barbosa

SÃO PAULO. Depois de tomar café da manhã com a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, primeira mulher a se eleger para o cargo na América Latina, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse ontem que os brasileiros já têm maturidade política para eleger uma mulher para o Palácio do Planalto. A petista é a preferida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar a sucessão dele ano que vem.

¿ Não vejo por que o Brasil não tenha (maturidade) para eleger uma presidenta. Pode ter metalúrgico, negro, e pode ter uma presidenta.

O Brasil está maduro politicamente para perceber que sua multiplicidade pode ser representada de várias formas ¿ disse Dilma, que, depois do café com Michelle Bachelet, passou por mais uma sessão de radioterapia no Hospital SírioLibanês, onde faz tratamento contra câncer linfático.

Para a ministra, as mulheres enfrentam uma série de preconceitos na política, situação que, porém, pode mudar: ¿ Em dez anos talvez isso não tenha importância porque haverá experiências de mulheres em vários cargos, vários níveis ¿ disse, citando ainda a eleição do presidente dos EUA, Barack Obama, como sinal de mudança, ¿porque abre precedente para que outros negros postulem a Presidência ou outros cargos¿.

Dilma falou de um possível paralelo entre a ¿mãe do Chile¿, como Bachelet tem sido chamada em seu país, e a ¿mãe do PAC¿, como Lula costuma se referir a ela.

¿ A imagem da mãe é de proteção, cuidado. Cuidado para o povo e para dirigir sua casa.

Mais tarde, em entrevista ao lado de Lula, Bachelet afirmou que a experiência de Dilma na coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) merece ser compartilhada com os sul-americanos, e disse que a convidou para visitar seu país em setembro. A chilena falou sobre o encontro com Dilma: ¿ Foi uma conversa muito interessante, em especial sobre o projeto de infraestrutura que ela está tocando. A experiência do Brasil nessa área é digna de ser compartilhada com outros países.

Atendendo ao convite, Dilma e Lula devem ir ao Chile em setembro, para reuniões com Bachelet e empresários locais.

COLABOROU: Flávio Freire