Título: Segurança por terra e mar
Autor: Almeida, Cássia; Bôas, Bruno Villas
Fonte: O Globo, 23/12/2008, Economia, p. 20

Cerca de 70 homens da PF e da Marinha vigiam passos de Lula e Sarkozy no Rio.

Pelo menos 70 homens da Polícia Federal e da Marinha, com o reforço da Polícia Militar, estão participando da operação de segurança dos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, no Rio. Hoje, durante a reunião bilateral no Hotel Copacabana Palace, haverá reforço em terra e no mar: pelo menos uma lancha patrulha e uma fragata, do 1º Distrito Naval, farão o patrulhamento de toda a orla de Copacabana. Nenhuma embarcação poderá se aproximar da praia.

A Polícia Federal informou que, além dos policiais franceses que cuidam da segurança pessoal do presidente francês e da primeira-dama Carla Bruni, todo o efetivo do Núcleo de Segurança de Dignitários (NSD) da Delegacia de Ordem Institucional (Delist) da PF do Rio, foi mobilizado. Homens da guarda pessoal do presidente Lula e do Gabinete Institucional estão cuidando da segurança.

A Secretaria de Segurança Pública disse que está apoiando o esquema de proteção. Há policiais militares do 19º Batalhão da Polícia Militar (Copacabana), do Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (Bptur) e um grupo de motociclistas do Grupamento Tático de Motociclistas (GPM).