Título: Airbus alertou pilotos sobre pousos sem reversor
Autor: Oliveira, Germano e Otávio, Chico
Fonte: O Globo, 27/07/2007, O País, p. 10

Fabricante divulgou comunicado após ter acesso a dados da caixa-preta, mas não disse se houve falha humana no acidente.

SÃO PAULO. A Airbus emitiu um comunicado às empresas que operam seus aviões, como o A- 320 da TAM que caiu semana passada em São Paulo, a fim de reforçar aos pilotos os procedimentos corretos para pousar suas aeronaves sem um dos reversores de turbina, como ocorreu com o avião que caiu no prédio da TAM Express na terça-feira da semana passada, matando pelo menos 199 pessoas. Segundo o comunicado chamado de AIT (Accident Information Telex), distribuído pela empresa com sede em Toulouse, na França, antes de tocar o solo, o piloto deve adotar a seguinte posição: "Durante o flare (procedimento de aproximação da pista durante o pouso, quando começa o processo de frenagem), selecione todos os manetes na posição IDLE (marcha lenta). Para o uso dos reversos no pouso com um deles inoperante, consulte revisões dos manuais do fabricante", diz o documento.

A empresa não diz se pode ter havido falha humana, com o piloto do Airbus da TAM acionando de forma incorreta o equipamento da aeronave, alegando que isso precisa ser investigado pelas autoridades brasileiras.

Em caso de erro, pilotos recebem aviso na cabine

Os manetes (ou alavancas que controlam a aceleração das turbinas do avião) são semelhantes ao câmbio de um carro automático e, quando estão na posição neutra (IDLE), cortam a aceleração dos motores. Caso o piloto não respeite este procedimento, há um aviso sonoro na cabine. Segundo um piloto ouvido pelo GLOBO ontem, como o piloto recebe o aviso sonoro na cabine, é praticamente impossível que o comandante do Airbus que se acidentou em Congonhas, Kleyber Lima, não tenha adotado o procedimento correto. O piloto diz ser normal a distribuição desse tipo de comunicado da Airbus às companhias.

O representante da Airbus no Brasil, Mario Sampaio, disse anteontem ao "Jornal Nacional", da TV Globo, que a empresa decidiu avisar os pilotos após ter acesso aos primeiros dados da caixa-preta do avião que caiu. E diz ter certeza de que o reversor direito estava travado, exatamente para não correr o risco de abrir acidentalmente em momento indevido. Ele acrescentou: a Airbus ainda não sabe se as alavancas do manete do avião que explodiu estavam ou não na posição correta, o que se saberá com o cruzamento dos dados das caixas-pretas que estão sendo analisadas nos Estados Unidos.

TAM não quis comentar informe da Airbus

A TAM disse ontem que não irá comentar o comunicado da Airbus. Segundo a empresa, o informe é rotineiro após acidentes aéreos. Em 2004, um A-320 só parou depois do fim da pista do Aeroporto de Taipei, em Taiwan. A investigação concluiu que o manete estava na posição errada, de aceleração.

- O posicionamento do manete não acionou o computador para que executasse determinadas tarefas. Isso pode ter acontecido aqui? Pode. Não resta dúvida - disse o perito aposentado Roberto Peterka.

A Polícia Civil de São Paulo enviou ofício à TAM solicitando cópias de instruções e recomendações feitas pela Airbus sobre pousos de aeronaves com utilização de um reversor "pinado". Como observação, o delegado Antônio Carlos Meneses Barbosa, titular do 27º Distrito Policial (Campo Belo) cita um acidente com Airbus 320, em 1998, nas Filipinas. Na ocasião - em que três pessoas morreram e 114 ficaram feridas - o avião usava só um reversor.

* Enviado especial

** Diário de S. Paulo