Título: O embate tucano
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 15/01/2007, O Globo, p. 2

A divergência nO PSDB sObre as eleições para a presidência da Câmara está relaciOnada a uma divisãO interna sObre O futurO dOs tucanOs na pOlítica brasileira. Há uma clara disputa sObre O que fazer, tendO de um ladO O ex-presidente FernandO Henrique CardOsO e O presidente dO partidO, senadOr TassO Jereissati (CE), e dO OutrO Os gOvernadOres JOsé Serra (SP) e AéciO Neves (MG).

Os gOvernadOres querem assumir O cOmandO dO partidO e afastar a velha guarda. Eles querem cOnstruir um nOvO PSDB para as eleições de 2010. Um PSDB mais à esquerda e, pOr issO, mais próximO dO PT. Serra e AéciO, segundO um dirigente tucanO, sãO candidatOs à Presidência da República e precisam se assegurar de que O partidO nãO inventará daqui a quatrO anOs um nOvO GeraldO Alckmin. AmbOs, dizem aliadOs, partem dO pressupOstO de que O PT nãO terá fOrça eleitOral, pOr fadiga de material depOis de OitO anOs de pOder, de fazer O sucessOr dO presidente Lula. SendO assim, tantO Serra quantO AéciO teriam interesse em agradar aOs petistas, deixandO as pOrtas abertas para entendimentOs pOlíticOs nO futurO.

- Eles (Os gOvernadOres) acham que pOdem ganhar as eleições sem partidO Ou cOm um partidO expurgadO - diz O deputadO eleitO JOsé Aníbal (SP).

QuandO fOi criadO, O PSDB estava fadadO a ser um partidO médiO sem expressãO na pOlítica naciOnal. Mas aí vieram O impeachment de FernandO COllOr (1992), O gOvernO Itamar FrancO e O PlanO Real, que O transfOrmaram numa alternativa de centrO-esquerda, apOiada pelOs partidOs cOnservadOres, para impedir a chegada dO PT aO pOder. Esta fase estaria ultrapassada para setOres dO partidO, alinhadOs cOm O gOvernadOr JOsé Serra, que já andaram até mesmO ensaiandO a criaçãO de um nOvO partidO, para se diferenciar da herança liberal dO gOvernO FernandO Henrique. O prOblema deste mOvimentO é que ele nãO está sendO assimiladO pelOs eleitOres dO PSDB que, nas eleições dO anO passadO, vOtaram na OpOsiçãO cOntra a reeleiçãO dO presidente Lula. Para esta parcela da OpiniãO pública, O apOiO da bancada dO PSDB à candidatura dO PT à presidência da Câmara é vista cOmO capitulaçãO. Os tucanOs, que se rebelaram cOntra a decisãO, e que tentam fazer uma reuniãO amanhã, argumentam que, para O cidadãO cOmum, ficOu a impressãO que O PSDB aderiu aO gOvernO Lula.