Título: EM CAXIAS, SÓ ZITO NÃO COMEU DA TAPIOCA
Autor: Flávio Freire e Dimmi Amora
Fonte: O Globo, 23/10/2006, O País, p. 5

Deputado estadual mais votado do Rio faz caminhada distante de Alckmin

Da tapioca da dona Sidnéia, na feira de Saracuruna, em Duque de Caxias, comeram o candidato do PSDB à presidência, Geraldo Alckmin, o candidato derrotado ao governo do estado pelo partido, Eduardo Paes, e a deputada federal eleita Andreia Zito (PSDB). O pedaço mais esperado, para o ex-prefeito da cidade José Camilo Zito (PSDB), o deputado estadual campeão de votos no Rio, Sidnéia não pôde dar. Zito andou muito distante de Alckmin na caminhada do candidato por duas feiras da cidade, a de Saracuruna e a do Centro, fazendo mais campanha para si ¿ que é candidato a prefeito da cidade em 2008 ¿ que para Alckmin.

¿ Mas eu dei para a filha do Zito ¿ disse a vendedora Sidnéia Carvalho, há 30 anos na feira, e que ainda está indecisa para a votação de domingo.

Andreia e Eduardo Paes eram os que mais pediam votos para Alckmin. Paes não se cansava de dizer que Geraldo era o candidato do Zito, enquanto o ex-prefeito só cumprimentava eleitores. Zito foi recepcionado logo no início da caminhada por um eleitor que mostrou a dificuldade que ele terá para transferir seus votos para o candidato à presidente do partido:

¿ Zito, você trabalhou. Mas agora é Lula ¿ disse o eleitor para o ex-prefeito.

O ex-prefeito justificou não ter ficado ao lado de Alckmin mais tempo porque estava com pressa. Ele havia marcado uma carreata de agradecimento para as 12h. A caminhada de Alckmin terminou às 13h. Segundo Zito, somente na sexta-feira o PSDB confirmou o evento com Alckmin na cidade. Zito pediu a Alckmin que volte a Caxias mas, deste vez, com todos que o apóiam no estado:

¿ Eu estava puxando para ver se ele andava mais rápido porque eu tinha outro compromisso. Pedi a ele para vir com um time mais forte. O Garotinho, o Cesar, todo mundo. É preciso união de todos e se despir de vaidade pessoal ¿ disse.

Mesmo numa área onde Lula teve grande vantagem no primeiro turno, Alckmin foi bem recepcionado, principalmente pelas mulheres. Em entrevista, chegou a dizer que se sentiu em Pindamonhangaba, sua terra natal. Para a feirante Marineia Simões de Carvalho, de 58 anos, que trabalha na feira de Saracuruna, ele deu autógrafo. Ela o pediu para a neta Carla, que diz ser ¿fã do Geraldo¿. Marineia afirmou que vai votar em Alckmin porque ¿ele fez por São Paulo e vai fazer pelo Rio também¿. Mas ainda não conseguiu convencer a filha, Edjane de Carvalho.

Anthony Garotinho, um dos aliados de Alckmin, não fez campanha com o candidato no Rio. O ex-governador limitou-se a mandar para a caminhada Kombis com equipamento de som que pediam votos para o tucano.