Título: AMORIM: EUA DEVEM MANTER ISENÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 28/09/2006, Economia, p. 33

SÃO PAULO. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que é pouco provável que o Congresso dos EUA deixe de renovar o Sistema Geral de Preferências (SGP), programa comercial que beneficia produtos do Brasil e de outras nações em desenvolvimento com isenção de tarifas de importação. Com as vantagens do SGP, empresas brasileiras exportaram ano passado US$3,6 bilhões, 15% do total das vendas para os EUA.

Os benefícios expiram em dezembro e a prorrogação tem de ser aprovada no Congresso americano. Mas, na terça-feira, os congressistas retiraram o tema da pauta. Como os parlamentares entram em recesso na próxima semana e retornam após as eleições para deputado e senador, em novembro, existiria o risco de o projeto do SGP não ser votado a tempo.

O ministro disse ainda que o clima de negociação em relação às refinarias da Petrobras na Bolívia tem melhorado, mas frisou que a aprovação de novos investimentos do Brasil vai depender do resultado das conversas:

- Não discutimos o direito de a Bolívia nacionalizar recursos naturais. O que nos interessa é que o tratamento a nossas empresas seja adequado.