Título: ALCKMIN REFORÇA DECISÃO DE INVESTIR NO NORDESTE
Autor: Adriana Vasconcelos e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 20/07/2006, O País, p. 8

Reunião do Conselho Político da candidatura conta pela primeira vez com participação de Cesar Maia e de ACM

BRASÍLIA. A inauguração do comitê da campanha tucana, um dia depois de a pesquisa Datafolha indicar a possibilidade de segundo turno, contou ontem com a presença de pefelistas ilustres que se ausentaram da convenção nacional do PSDB que formalizou a candidatura de Alckmin, há um mês. O prefeito do Rio, Cesar Maia, e o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) compareceram e ainda participaram da reunião do conselho político para traçar a estratégia a partir do novo cenário. A cerimônia foi marcada ainda pela adesão de novos aliados do PMDB, como o candidato ao governo de Rondônia, o senador Amir Lando

Um dos pontos discutidos na reunião do conselho político foi a importância de o candidato Geraldo Alckmin saber aproveitar o espaço na mídia em seus noticiários sobre as eleições. Parte do crescimento da senadora Heloísa Helena nas pesquisas de opinião está sendo atribuída por oposição e governistas à sua aparição na televisão.

Também foi reafirmada a necessidade de Alckmin reforçar a campanha no Nordeste, região em que Lula continua como franco favorito. Foi decidido que será feito um seminário na região para discutir problemas e soluções sobre o Nordeste. O sucesso das duas viagens de Alckmin à Caruaru, no interior de Pernambuco recentemente, foi citado como exemplo de que o principal problema do tucano na região ainda continua sendo a falta de conhecimento do eleitor sobre quem ele é.

¿ O Alckmin tinha de 6% a 7% da preferência do eleitorado de Caruaru. Depois das duas visitas ao município, esse percentual pulou para 30%. Ou seja, há espaço para crescermos no Nordeste ¿ salientou o presidente do PPS, Roberto Freire (PE).

De olho nos votos de Minas Gerais, Alckmin, que esteve duas vezes esta semana no estado, fez promessas. Anunciou ontem que, nos primeiros doze meses de um eventual governo seu, pretende recuperar definitivamente a malha rodoviária federal, que se concentra em grande parte em Minas.

¿ Não vou fazer uma operação tapa-buraco, que não resiste às chuvas de verão, mas uma recuperação definitiva das nossas rodovias federais para não ter de gastar o dinheiro duas, três ou quatro vezes. Vou fazer isso logo de cara, no primeiro ano de governo. Uma estrada boa e o motorista educado são uma vacina contra acidentes. Além disso, essa ação significará uma redução de custos no escoamento de nossa produção ¿ prometeu o tucano.