Título: Anatel tem Elifas como interino na presidência
Autor: Valderez Caetano
Fonte: O Globo, 11/01/2005, Economia, p. 23

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva frustrou as expectativas dos segmentos que apostavam na prorrogação do mandato de Pedro Jaime Ziller à frente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ¿ entre eles, os sindicalistas do setor. O mandato de Ziller acabou na última quinta-feira e, ontem, o Diário Oficial da União (DOU) publicou decreto em que Lula nomeia interinamente para a presidência do órgão regulador o conselheiro Elifas Gurgel do Amaral, ligado ao PMDB, partido do ministro das Comunicações, Eunício Oliveira.

Eunício aguardou até o início da noite uma convocação do presidente Lula para que fosse batido o martelo sobre o comando da agência. A reunião não aconteceu e, segundo fonte do Palácio do Planalto, o presidente não estaria ansioso em resolver a curtíssimo prazo o impasse ¿ até mesmo porque a reforma ministerial está em andamento. Por isso, optou por Elifas como interino.

Nos bastidores, as diferentes correntes políticas que fazem parte da base governista disputam a indicação do novo presidente da Anatel. Se depender da Federação dos Trabalhadores em Telecomunicações e de dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), como José Zunga Alves de Lima, Ziller ¿ que comandou a agência por um ano ¿ seria mantido no cargo. Já Eunício tem simpatia pelo nome do presidente interino Elifas.

Vários nomes continuam cotados para o cargo

Há cerca de um mês, ele foi nomeado vice-presidente pelo Conselho da Anatel. Isso, segundo observadores, tira de Elifas a chance de vir a se tornar o presidente. O conselheiro da agência Plínio de Aguiar Júnior tem o apoio de parte da bancada do PT no Congresso e foi indicação direta do candidato derrotado à prefeitura do Rio, deputado Jorge Bittar.

Dependendo da força do lobby , também tem chance de assumir o comando do órgão regulador José Leite Pereira Filho. Segundo fonte da Anatel, ele teria o apoio do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e de grande parte da equipe da própria agência.