Título: PARAGUAI DÁ INÍCIO À VACINAÇÃO DE REBANHO
Autor: Patricia Duarte
Fonte: O Globo, 03/11/2005, Economia, p. 20

País identificou 20 focos da doença próximo à fronteira e vai imunizar 600 mil cabeças de gado

JAPORÃ (MS). As autoridades sanitárias do Paraguai iniciaram ontem a vacinação dos rebanhos das fazendas da região de Canin Deyu, que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, onde já foram identificados mais de 20 focos de febre aftosa. Com as vacinas, fabricadas no Brasil e Argentina, o governo paraguaio pretende imunizar cerca de 600 mil cabeças de gado. Do lado brasileiro, em Eldorado, técnicos do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa) se reuniram ontem com pecuaristas locais para discutir a contenção da doença.

Em Japorã, 330 pequenos agricultores que dependem da produção de leite começaram a ser cadastrados por equipes do governo estadual para receber uma indenização, de até R$600 mensais, enquanto durar o embargo aos produtos da região. Esse benefício deve contemplar ao todo cerca de 1.500 agricultores nos cinco municípios que estão sob isolamento.

No assentamento Savana, onde foram identificados os novos focos de aftosa, os animais devem começar a ser abatidos nesta quinta-feira. Lá moram 212 famílias.