Título: EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 29/10/2005, O Globo, p. 1

Artistas participam de debates em 15 escolas que estão no projeto este ano

A diarista¿, participa do pólo no Instituto Educacional Roberto Silveira, em Caxias

Apalavra de artistas de renome ajuda o projeto Educando o Cidadão para o Futuro a cumprir dois de seus principais objetivos: contribuir na preparação do jovem para o exercício de uma cidadania efetiva e promover a troca de experiências sobre temas atuais visando sempre à melhoria da educação. Criada há quatro anos numa parceria dos jornais O GLOBO e EXTRA e do Instituto Telemar, a iniciativa conta também com a cobertura do Globo Online, que mantém um site interativo do projeto.

Os artistas são os astros dos debates nas escolas escolhidas para serem pólos do projeto. Este ano foram selecionadas 15 instituições. Os alunos receberam camisetas com a marca do Educando o Cidadão para o Futuro e cada escola ganhou um computador e livros. Mas o grande dia do projeto é quando a escola se torna palco para o encontro com uma pessoa ou um grupo cujo exemplo de vida ou cujo trabalho seja estímulo para os jovens. O formato é de talk show, em geral com um jornalista do GLOBO ou do EXTRA fazendo a entrevista.

A lista de 2005 contou com artistas como Dira Paes, Carlinhos de Jesus, Dudu Nobre, Nega Gizza e Stepan Nercessian. Houve ainda um encontro com dois jornalistas especializados em meio ambiente: Túlio Brandão, do GLOBO, e André Trigueiro, da Globonews.

Cidadania na trilha do sucesso

Dira Paes, a Solineuza da série ¿A diarista¿, da Rede Globo, falou para cerca de 700 alunos do Instituto Educacional Roberto Silveira, em Caxias, que o caminho para o sucesso é feito de trabalho, determinação, estudo e apoio familiar. A atriz foi entrevistada em setembro por Amelia Gonzalez, editora da Revista da TV e do suplemento Razão Social, do GLOBO.

Também em setembro, o ator e vereador Stepan Nercessian conversou com o repórter Giampaolo Braga, do EXTRA, na Escola Estadual Professora Alvina Valério da Silva, em Guapimirim. Para o ator, a cidadania se conquista com a observação dos direitos do outro.

¿ A valorização do ser humano fortalece o espírito coletivo e a democracia ¿ afirmou.

Na Escola Municipal Visconde de Porto Seguro, em Sulacap, o tema foi meio ambiente. No encontro, em junho, os jornalistas Túlio Brandão e André Trigueiro ressaltaram que a riqueza ambiental do Brasil precisa ser preservada.

Humildade, honestidade, respeito aos mais velhos e estudo. O cantor Dudu Nobre disse que esses foram os componentes que pavimentaram seu sucesso. Ele participou do pólo em agosto, na Escola Municipal França, em Piedade, e foi entrevistado pelo repórter do EXTRA Fred Soares.

A rapper Nega Gizza foi a estrela em agosto no Ciep Antonio Francisco de Lisboa, em São João de Meriti. Entrevistada pela repórter do EXTRA Christina Fuscaldo, ela contou como resolveu usar o microfone como arma e lutar contra a desigualdade social.

www.oglobo.com.br/cidadaodofuturo