Título: DEFENSORES DO USO DE ARMAS CHEGAM A 74% DOS ELEITORES NA REGIÃO SUL
Autor: Ciça Guedes
Fonte: O Globo, 22/10/2005, O País, p. 4

Quase 90% dos brasileiros se declaram esclarecidos para votar amanhã

O ¿Sim¿ estava na frente na Região Nordeste, de acordo com a pesquisa encomendada ao Ibope pela TV Globo e divulgada ontem no ¿Jornal Nacional¿: 49% dos eleitores se declararam favoráveis à proibição da venda de armas contra 45% do voto ¿Não¿. Mas, mesmo assim, o ¿Não¿ cresceu entre os nordestinos: na sondagem anterior, o ¿Sim¿ tinha 54% dos votos contra 42% do ¿Não¿.

Na Região Sul, que já dera vitória ao ¿Não¿ na pesquisa anterior (65% ¿Não¿ e 27% ¿Sim¿), a porcentagem de eleitores contrários à proibição da venda de armas chegou a 74%, contra 22% que declararam voto no ¿Sim¿. O Sul também tem o menor número de votos em branco e nulos e eleitores indecisos: apenas 4%.

Ao responder à pergunta sobre como se sentem em relação às informações que receberam, 15% responderam ¿muito bem informado¿ e 72% ¿bem informado¿. Dez por cento disseram estar mal informados, e apenas 2% responderam não estar ¿nada informado para tomar a decisão¿.

Na Região Sul, 93% dos eleitores disseram estar muito bem ou bem informados e 7% disseram estar mal informados. não houve registro no Sul de eleitor que se declarasse ¿nada informado¿ ou que não soubesse ou não opinasse.

Propaganda do ¿Não¿ foi considerada melhor

Noventa e dois por cento dos eleitores disseram ter acompanhado as campanhas na TV e no rádio e, entre eles, 14% mudaram o o voto por causa delas.

A campanha do ¿Não¿ foi considerada melhor por 47% dos eleitores, e 37% preferiram a do ¿Sim¿.