Título: 'AFASTA DE MIM ESTE CÁLICE', DIZ DIRCEU SOBRE ASSUMIR COORDENAÇÃO POLÍTICA
Autor: Luiz Ernesto Magalhães
Fonte: O Globo, 11/05/2005, O País, p. 11

Depois de Gushiken, líder do PT cobra mudanças na articulação do governo

RIO e BRASÍLIA. O PT quer assumir a Coordenação Política do governo, mas o chefe da Casa Civil, José Dirceu, um dos cotados para substituir o atual ministro, Aldo Rebelo (PCdoB), disse não desejar o cargo:

- Sinto-me bem onde estou. Afasta de mim este cálice - disse Dirceu, citando trecho de "Cálice", de Chico Buarque e Gilberto Gil.

Dirceu disse ter opinião formada sobre o futuro da Coordenação Política e que já a comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas que não vai torná-la pública:

- Só o presidente pode falar sobre isso. Já dei minha opinião.

O ministro rebateu críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do senador Tasso Jereissati (PSDB) ao governo.

- Existe a doença infantil do esquerdismo. E a doença infantil do direitismo. O PSDB neste momento está acometido pela doença infantil do direitismo.

Em Brasília, o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Rocha (PT-PA), cobrou mudanças na articulação política. Evitando críticas a Aldo, ele disse que todos já perceberam a necessidade de mudar a articulação no Congresso.

- O governo tem base majoritária, mas não consegue votar nada. Não se trata de pedir a cabeça do ministro Aldo, mas de mudar a coordenação para assegurar os interesses do governo.

O parlamentar resumiu o sentimento da maioria da bancada do PT na Câmara, que vem cobrando a saída de Aldo. Ele convocou para hoje reunião da bancada, quando serão debatidas as dificuldades de relacionamento entre a base aliada e o Planalto e as conseqüências dessa desarticulação nas votações de interesse do governo.

Anteontem, o ministro da Secretaria de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken, dissera que o PT reivindica a saída de Aldo para substituí-lo por alguém do partido.

Legenda da foto: DIRCEU: "O PSDB está acometido pela doença infantil do direitismo"