Título: GENERAL DIZ QUE GOVERNO ESTÁ NO PARÁ 'PARA FICAR'
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 03/03/2005, O País, p. 14

ALTAMIRA (PA). O chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general Jorge Armando Félix, reconheceu que a presença do governo federal no interior do Pará tem sido espasmódica. Félix participou ontem de reuniões em Anapu e em Medicilândia. Em Anapu, encontrou-se com freiras que trabalhavam com a irmã Dorothy Stang e com líderes sindicais.

- Reconheço que é espasmódica a presença do governo e vamos fazer todo o possível para que não aconteçam tensões. O governo pretende se estruturar no estado, numa área que os governos têm estado ausentes. Nossa idéia não é deixar a impressão de que o governo chega com tudo e faz toda essa cena. Garanto que viemos para ficar. A lei vai ser aplicada em locais em que talvez nunca tenha sido - disse o general.

Félix disse que o governo está disposto a ajudar quem está ilegal a entrar na legalidade.

- Não se pode radicalizar para um lado nem outro. O mundo não é preto nem branco. É cinza. Quem hoje está ilegal e quer ficar legal, temos que ajudar.

O general confirmou que alertou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, dos riscos que ela corria na reunião da qual participou no dia da morte de Dorothy perto de Anapu.