Título: Com apoio do Brasil, inglês é o 1º sindicalista na direção da OIT
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2012, Economia, p. B6

Com apoio do governo brasileiro, um inglês se transforma no primeiro diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) a vir do mundo sindical. O ativista Guy Ryder venceu as eleições por uma pequena diferença de votos e vai substituir o chileno Juan Somavia.

Originalmente, o governo brasileiro havia optado por apoiar o colombiano Angelino Garzón, vice-presidente do país. Mas com sua queda em rodadas preliminares de votação, o Brasil decidiu apoiar o sindicalista. Brasília também conseguiu convencer os demais quatro votos latino-americanos a passar para o britânico. No Conselho da OIT, a região tem direito a quatro votos.

No final, um resultado apertado: 30 votos para o sindicalista, contra 26 para o ex-ministro francês, Gilles de Robien. Sem o voto do Brasil e dos demais latino-americanos, Ryder não teria sido eleito.

Em seu primeiro discurso, o sindicalista deixou claro que a crise global ainda está no centro da preocupação do mundo do trabalho. Em recentes estudos, a OIT apontou que o desemprego entre os jovens atingiu seu pico e a crise que eclodiu em 2008 levará pelo menos até 2016 para ser desfeita, pelo menos em termos de criação de postos de trabalho.

"Há milhões de pessoas que precisam dessa organização", disse. "Nossa tarefa é o de assistir os mais pobres e vulneráveis. A luta por justiça social deve vir em primeiro lugar", declarou.

Ryder foi secretário-geral da Central Sindical Internacional (CSI), criada em 2006 como resultado da fusão de duas confederações internacionais. Nos quatro anos que ocupou o cargo, sua principal luta foi dirigida contra as ações de governos de direita de reduzir o poder de sindicatos, principalmente na Europa.

Outra tarefa foi a de ressaltar que os direitos dos trabalhadores estavam sendo minados com a crise econômica mundial.

Siga o @EstadaoEconomia no Twitter + ECONOMIA --------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

15:18 FMI inicia conversas sobre planos ... 15:03 Danone visa ativos na América Latina ... 14:46 Belga UCB compra 51% da brasileira ... 14:43 Vendas de veículos em maio já registram ... 14:25 Reformas estruturais são necessárias ... 14:12 Raízen quer acompanhar crescimento do ... 14:10 Estoque de petróleo nos EUA é o maior ... 13:56 Não se pode crescer a qualquer custo, diz FHC 13:54 Governo e sindicatos não chegam a ... 13:43 Não há nenhum plano de resgate para ...

--------------------------------------------------------------------------------

+ COMENTADAS + LIDAS 01 BC corta juro em 0,5 ponto porcentual,...02 Crise atual pode ser pior que a...03 Governo já discute redução de superávit primário...04 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3%...05 Cliente não entende desconto e mercado para...06 Artigo: Crise chinesa no horizonte?...07 Tombini é mais atento à realidade brasileira,...08 Montadoras fazem feirões para baixar estoques...09 Dólar acima de R$ 2 aperta o...10 Não vai ter nenhum aumento de combustíveis,...01 Veja os novos preços dos 10 mais carros vendidos 02 Mantega reduz IPI para setor automotivo 03 Copiar CD para uso próprio deixará de ser crime 04 Carro de consumidor devedor custa menos que bicicleta 05 Seu futuro chefe pode estar de olho no seu Facebook 06 Seis passos para tirar o visto americano 07 Bancos perdem R$ 10 bi com calotes no crédito 08 Países do euro se preparam para saída grega 09 ‘Crise atual pode ser pior que a Grande Depressão’ 10 Google invade vida privada com Street View