Título: Geithner diz a Obama que vai ficar no cargo
Autor: Alves, Fábio
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/08/2011, Economia, p. B7

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, comunicou ontem ao presidente Barack Obama que pretende permanecer no cargo, encerrando especulações de que ele talvez deixasse o governo.

"O secretário Geithner informou ao presidente que pretende manter sua posição no Tesouro", disse o secretário assistente do órgão, Jenni LeCompte. "Ele está preparado para o importante trabalho que tem à frente e para os desafios que o país enfrenta", acrescentou.

Durante as duras negociações para a aprovação de um novo teto para a dívida dos Estados Unidos, o secretário do Tesouro indicou que poderia deixar o cargo uma vez que a medida fosse aprovada.

Membros da administração federal, no entanto, incluindo Obama e seu chefe de gabinete, pediram ao secretário que seguisse no Tesouro.

Obama. Em meio à redução da nota de risco de crédito dos Estados Unidos e dos sinais pouco alentadores da atividade econômica, o presidente americano, Barack Obama, não descuidará de um objetivo igualmente relevante - a sua campanha pela reeleição.

Na agenda da Casa Branca, estava previsto para a noite de ontem sua aparição - com discurso - em dois eventos do partido democrata em Washington. O objetivo do evento é a arrecadação de fundos.

Nos EUA, arrecadar mais do que o concorrente significa, na maioria das vezes, vencer a eleição. Obama já levantou US$ 86 milhões em doações entre abril, quando lançou sua candidatura à reeleição, e o início de junho.

Somente em Chicago, seu berço político, a perspectiva é de arrecadação de US$ 1 bilhão até o pleito de novembro de 2012./ D.C.M com REUTERS