Título: Dez mudanças em cinco anos
Autor: Siqueira, Ethevaldo
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2011, Economia, p. B10/11

Confira as principais tendências da indústria eletrônica que vão tornar a vida mais interessante

Conectividade talvez seja a palavra que melhor sintetize hoje as tendências tecnológicas da eletrônica para os próximos cinco anos. Nesse horizonte, o mundo estará ingressando na era da eletrônica conectada, em que todos os equipamentos e dispositivos eletrônicos se interligarão, tanto em nossas casas como fora delas, sejam computadores, tablets, iPods, televisores, celulares, equipamentos de áudio, câmeras de foto ou vídeo ou videogames.

Essa integração, aliás, já é uma das marcas da casa digital - também chamada de casa conectada - e do edifício inteligente.

Ela confere maior eficiência e segurança aos dispositivos e mais conforto ao consumidor, embora ainda não passe da ponta de um iceberg.

Tudo começou com a fusão progressiva entre computador, TV e internet.

As dez tendências escolhidas para essa reportagem resultaram de um debate entre jornalistas, pesquisadores e consultores presentes ao Consumer Electronics Show, realizado no começo deste mês, em Las Vegas.

Nossa lista final foi a seguinte: 1. Tablet-mania; 2. Supercelular a 30 Megabits em 2015; 3. Smartphone como carteira eletrônica; 4. Conexões USB dez vezes mais rápidas; 5. TV 3D: com ou sem óculos; 6. Fusão TV-computador-internet; 7. A guerra dos chips; 8. Super telas nítidas à luz do sol; 9. Localizar pessoas pelo celular; e 10. Baixar tudo por streaming (clique e veja, clique e ouça, sem copiar).

Como em toda escolha, há alguma dose de subjetivismo e outras tendências tecnológicas talvez pudessem ser acrescentadas, como, por exemplo: as redes sociais; as superbaterias, que poderão durar dez vezes mais do que as melhores atuais; os supergames; a identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês); a rede elétrica inteligente (smart grid).

Vale ainda registrar que existem tendências mais abrangentes que deverão ter grande influência no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, como: casa inteligente, carro digital, eletrônica verde, revolução das redes sociais, escola do futuro, teleducação, teletrabalho e telemedicina.

Essas grandes áreas e segmentos envolvem múltiplas tecnologias e conceitos.