Título: Estado administra só 3 dos 35 hospitais mais bem avaliados
Autor: Toledo, Karina
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2010, Vida&, p. A23

Provão do SUS ouviu 158 mil pacientes que passaram por 630 instituições

O ranking dos melhores hospitais públicos e filantrópicos de São Paulo, segundo avaliação dos usuários, foi divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde. Entre os 35 mais bem avaliados, somente 3 são gerenciados diretamente pelo Estado. Oito deles, inclusive os dois primeiros colocados, foram terceirizados para entidades privadas sem fins lucrativos por meio do modelo de Organizações Sociais de Saúde (OSS).

O primeiro colocado no chamado Provão do SUS foi o Hospital Estadual de Ribeirão Preto. Em segundo lugar ficou o Instituto do Câncer de São Paulo. Em nono, o Hospital Regional de Assis é o único representante da administração direta entre os dez mais.

A pesquisa ouviu 158 mil pacientes que passaram por internações e exames em 630 estabelecimentos conveniados à rede pública entre março de 2009 e janeiro de 2010. A secretaria não divulgou o ranking completo nem todas as informações referentes à metodologia. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, a nota média foi 8,65 e a menor nota, 7,3.

"É difícil saber a representatividade da pesquisa sem saber quantos deixaram de responder. O que normalmente se percebe é que quem foi bem-sucedido no tratamento tende a responder, mas quem está insatisfeito pensa duas vezes, pois tem de explicar o motivo e um dia ele pode precisar do hospital", diz Oswaldo Tanaka, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Para o professor da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Eduardo Elias, chama a atenção o fato de apenas três, de 40 hospitais administrados diretamente pelo Estado, figurarem na lista. "Já 30% das OSS (8 de 25) estão bem avaliadas. Esse modelo tem mostrado mais resultado porque tem mais flexibilidade na gestão hospitalar, tanto de material quanto de recursos humanos. Além disso, a maioria desses hospitais está buscando certificação de qualidade (uma espécie de ISO) e isso melhora o funcionamento."

Das instituições na lista dos 35 melhores, a maior parte é entidade privada que presta serviços ao Serviço Único de Saúde (SUS), como Santas Casas e hospitais filantrópicos.

O RANKING DOS MELHORES

Hospital Estadual de Ribeirão Preto (9,49)

Instituto do Câncer de São Paulo (9,46)

Fund. Pio XII Barretos (9,45)

Hosp. de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru (9,38)

Hospital do Câncer A. C. Camargo (9,37)

Hospital Evangélico de Sorocaba (9,34)

Hospital Regional de Divinolândia (9,34)

Hosp. Amaral Carvalho Jaú (9,33)

Hosp. Regional de Assis (9,32)

Santa Casa de Ibitinga (9,32) COMENTÁRIOS