Título: Base veta pedidos e enterra de vez CPI
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2008, Nacional, p. A10

Em votação folgada, requerimentos para apurar dossiê foram rejeitados

Com maioria folgada de votos, os parlamentares da base aliada na CPI dos Cartões Corporativos derrubaram ontem todos os requerimentos de convocação de funcionários do Palácio do Planalto envolvidos com a montagem de dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua família. A estratégia do Planalto enterrou de vez a CPI mista. O relatório final será lido na terça-feira, dia 3, e votado na quinta-feira, dia 5, três dias antes do término oficial dos trabalhos da comissão.

Hoje, os deputados de oposição Índio da Costa (DEM-RJ) e Carlos Sampaio (PSDB-SP) apresentam relatório parcial sobre fiscalização de gastos e sistematização. ¿Vamos ver o que o relator vai aproveitar de nossas propostas. O que não for aproveitado, vamos transformar em relatório paralelo e enviar para o Ministério Público¿, afirmou Índio. Ele adiantou que será sugerido o indiciamento dos envolvidos com o mau uso dos cartões corporativos, tanto do governo Lula quanto do governo de FHC. ¿Vai entrar todo mundo que está errado, inclusive do governo passado¿, destacou.

É o caso, por exemplo, dos ex-ministros de FHC Raul Jungmann (PPS-PE) e Paulo Renato (PSDB-SP) e de Orlando Silva, atual titular do Esporte, e Altemir Gregolin, da Pesca. Não será pedido o indiciamento da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) porque, segundo Índio, não há provas contra ela.

O relatório parcial também apresentará propostas, como a criação de mecanismo que obrigue o pagamento em dobro do que foi gasto irregularmente pelo portador do cartão. ¿Também vamos propor que seja feita licitação para a escolha da bandeira que vai operar o cartão do governo federal¿, disse Índio.

Sampaio vai fazer um capítulo especial sobre o episódio do dossiê contra FHC. Anteontem, o tucano entrou no Ministério Público com representação contra 16 integrantes do governo, entre eles Dilma, com a acusação de improbidade administrativa por envolvimento na elaboração do documento. Sampaio está confiante que, fora o episódio do dossiê, suas sugestões deverão ser incorporadas ao texto final do relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). ¿São propostas para que o cartão seja utilizado de forma eficiente. Não acolher isso é desacreditar o cartão corporativo¿, argumentou. O relator já avisou que não vai fazer referência ao dossiê contra FHC em seu relatório.

Com ampla maioria de votos, a base aliada derrubou ontem todos os requerimentos que pediam a convocação de envolvidos na confecção do dossiê. Os governistas não deixaram sequer ser aprovado requerimento com pedido de informações para a chefe de gabinete da Secretaria Executiva da Casa Civil, Maria Soledad Bajo Castrillo - foram 12 votos contra e 3 a favor. Soledad foi a coordenadora do grupo de trabalho montado no Planalto para fazer o levantamento de gastos do ex-presidente FHC.

¿Esta CPI está capenga e hoje ela vai ser enterrada¿, resumiu o deputado Carlos Willian (PTC-MG), que votou contra seu próprio requerimento, que pedia acareação entre José Aparecido Nunes Pires, ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil, e André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Aparecido enviou a planilha de gastos de FHC para André.

FRASES

Índio da Costa Deputado do DEM-RJ

¿Vamos ver o que o relator vai aproveitar de nossas propostas. O que não for aproveitado, vamos transformar em relatório paralelo e enviar para o Ministério Público¿

Carlos Willian Deputado do PTC-MG

¿Esta CPI está capenga e hoje ela vai ser enterrada¿