Título: Atendimento brasileiro no exterior também é criticado
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2008, Metropole, p. C5

Em Paris, reclamações mais freqüentes são com filas e horários restritos

Queixas não se restringem apenas aos consulados estrangeiros no Brasil. Representações brasileiras no exterior também dão muita dor de cabeça aos viajantes. Em Paris, um dos consulados brasileiros que mais recebem visitantes na Europa - entre 60 e 200 por dia -, as reclamações mais freqüentes são em relação ao atendimento.

¿O melhor que posso dizer é que o serviço é lamentável. As pessoas são maltratadas, têm de esperar horas na fila, o telefone nunca atende e casos especiais não são tratados à parte¿, reclama Maria Carolina Wichert. No ano passado, ela precisou providenciar novo passaporte para seu pai, que teve o documento roubado em Madri. Com autorização da polícia espanhola, ele conseguiu ir a Paris. ¿Mas, quando fomos pedir na França um novo documento, disseram que deveríamos solicitá-lo em Amsterdã, de onde meus pais voltariam ao Brasil.¿

Os horários de atendimento em Paris também são criticados. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Mas a última senha precisa ser retirada até as 15. Pedidos de visto devem ser feitos entre 9 e meio-dia e, para retirá-los, o prazo é ainda mais restrito: das 13 às 15 horas. Em caso de dúvidas, não ligue. ¿O consulado não presta informações por telefone¿, informa o site. Esclarecimentos devem ser buscados no próprio site ou solicitados por carta - acompanhado de envelope selado e auto-endereçado -, fax ou e-mail.

¿As informações são desencontradas¿, afirma Fernanda Mello da Silva. Em 2006, em busca de registro de casamento, ela foi orientada a depositar 20. Após pagar, soube por outro funcionário que a taxa não existia há dois meses.

O coro de protestos não é unânime. ¿Precisei de procuração para enviar a um colega no Brasil e o atendimento foi ótimo¿, conta Paula Coelho. A divisão de opiniões não surpreende o cônsul Pedro Carneiro de Mendonça. Ele diz que tem déficit de 20 funcionários, mas ¿o consulado funciona muito a contento¿. ¿Trabalhamos com quadro jurídico preciso.¿ Ele diz que às vezes as pessoas não dispõem de documentos ou não entendem as orientações. E resume: ¿Atendimento é uma de nossas principais preocupações.¿

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