Título: 126 milhões de eleitores vão às urnas hoje no País
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/10/2006, Especial, p. H2

Na maior eleição de sua história, com quase 126 milhões de eleitores credenciados, o Brasil vai às urnas hoje para escolher o presidente da República, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais e centenas de representantes nas assembléias estaduais.

Pela quinta vez, desde que o País reconquistou a democracia e o direito ao voto direto, os eleitores têm como opção oito candidatos ao Palácio do Planalto, 209 candidatos a governador e 229 a senador. Um exército de quase 19 mil políticos disputa as vagas na Câmara dos Deputados e no Legislativo dos Estados e do Distrito Federal .

Os eleitores poderão ir às urnas entre 8h e 17h. Em São Paulo, maior colégio eleitoral, 28 milhões estão habilitados para definir o futuro político do Estado e do País.

Além de maior colégio eleitoral, São Paulo também é o Estado que concentra o maior número de candidatos ao governo. São 16 inscritos para a disputa ao Palácio dos Bandeirantes. Outros 19 brigam por uma vaga no Senado, mais de mil para um lugar na Câmara e quase 1.800 disputam as 94 vagas na Assembléia Legislativa.

Durante o horário de votação, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo determinou a chamada Lei Seca, ou seja, a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em todo o Estado. Quem violar a determinação poderá ser preso em flagrante.

A exemplo de São Paulo, outros quatro Estados - Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais - também determinaram a Lei Seca durante o dia de hoje.

A votação será eletrônica. Serão utilizadas nos 5.568 municípios 432 mil urnas, segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o Estado de São Paulo, 407 procuradores eleitorais fiscalizarão o andamento das eleições, a propaganda política e o funcionamento das urnas.

Depois de São Paulo, os Estados que mais reúnem candidatos a governador são o Rio de Janeiro e o Paraná, com 11 postulantes cada.

Segundo maior colégio eleitoral do País, Minas Gerais - com pouco mais de 13 milhões de eleitores habilitados para a votação de hoje -, tem seis candidatos ao governo do Estado.

O Tocantins, com cinco candidatos, é o Estado com menor número de concorrentes ao cargo de governador.

Shopping Estadão