Título: Escola alimenta 3 em cada 4 jovens
Autor: Robson Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2006, Nacional, p. A13

São 33,6 milhões de estudantes de 0 a 17 anos que recebem merenda

Três em cada quatro crianças e adolescentes da faixa etária de 0 a 17 anos, da creche ao ensino médio, passando pela pré-escola e pelo ensino fundamental, são atendidas pela merenda escolar ou outra forma de refeição gratuita. Em números absolutos, representam 33,6 milhões de pessoas num universo de 44,3 milhões de crianças e jovens desta faixa etária que freqüentavam creches ou escolas em 2004, de acordo com o levantamento divulgado ontem pelo IBGE.

A rede pública é responsável pela quase totalidade da merenda distribuída (98%) e pelo atendimento de 37,1 milhões de alunos, da creche ao ensino médio, incluindo adultos em cursos de alfabetização. Cabe às escolas particulares um contingente de 7,2 milhões de estudantes, levando-se em conta também os alunos de cursos preparatórios para o vestibular.

O levantamento, encomendado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, do Ministério da Educação, não leva em conta o ensino superior e procura analisar vários aspectos ligados à educação no Brasil, quase todos relacionados à renda familiar per capita dos estudantes.

Pelos números do IBGE, 86,6% das crianças de 0 a 3 anos de idade estavam fora de creches e da pré-escola - cerca de 10 milhões de crianças numa população infantil de 11,5 milhões de pessoas nesta faixa etária.

Os índices são inversamente proporcionais à renda familiar, caindo de 96,1% nas moradias com renda média mensal per capita até 25% do salário mínimo (R$ 65 em setembro de 2004) para 69% nas famílias com renda acima de dois salários mínimos.

Os dados revelam uma situação bem mais favorável no ensino fundamental sob o ponto de vista de presença na escola. De um universo de 27,6 milhões de crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 14 anos, menos de 3% (806 mil) estavam fora da escola, com a rede pública ficando responsável por quase 9 em cada 10 alunos regularmente matriculados no ensino fundamental (88,2%).