Título: Ação de patrulhas civis contra ilegais pode crescer
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2005, Internacional, p. A18

Vigilância de fronteira que é feita hoje no deserto do Arizona se estenderia a outros Estados até o fim do ano

Reuters e AP

TUCSON, EUA - O esforço das patrulhas civis para impedir a entrada de imigrantes ilegais e contrabandistas nos EUA gerou uma onda nacional de apoio, disse um dos membros do Projeto Minuteman, Chris Simcox. Segundo ele, as ações, que atualmente se concentram na fronteira do Arizona com o México, devem se estender a outros Estados limítrofes até o último trimestre de 2005. Os voluntários do projeto, alguns deles armados, começaram a se espalhar no começo do mês pelo deserto ao longo de quase 40 quilômetros de fronteira. Policiais de fronteira têm manifestado o temor de que a presença dos minutemen resulte em atos de violência. Minutemen era o nome pelo qual se conheciam os milicianos da Guerra da Independência americana, assim chamados porque em apenas um minuto estavam prontos para somar-se às forças de combate.

Porta-vozes dos minutemen disseram que a ação dos vigilantes permitiu centenas de prisões de imigrantes ilegais desde o dia 4. A polícia que vigia o trecho de fronteira do Estado do Arizona reconheceu ter recebido 317 chamadas telefônicas, que levaram a 846 detenções este mês. Mas os policiais não disseram quantos destes telefonemas foram feitos por voluntários do projeto.

Os voluntários não têm permissão para efetuar prisões e, oficialmente, estão encarregados apenas de alertar os policiais no caso de verem alguém cruzando a fronteira.