Título: Blecaute atinge São Paulo
Autor: Ricardo Rego Monteiro
Fonte: Jornal do Brasil, 25/01/2005, Economia e Negócios, p. A17

Já são seis as interrupções no fornecimento de energia registradas no Brasil em 2005. A última ocorreu no interior de São Paulo, em Itirapina, Corumbataí e Itaqueri da Serra. Cerca de 5 mil clientes da distribuidora Elektro ficaram sem energia por 12 horas, entre aproximadamente 19h30 do sábado e 19h30 do domingo. Segundo a assessoria de imprensa da distribuidora, raios atingiram equipamentos localizados na rede que fica próxima à subestação de Rio Claro, causando a falha de fornecimento. A explicação vem em linha com o que vinham dizendo as outras companhias que também tiveram falhas, assim como representantes do governo federal. Para eles, as falhas são pontuais e não estruturais.

No dia 1º de janeiro, regiões do Rio de Janeiro e do Espírito Santo ficaram sem luz. Seis dias depois, um desligamento deixou a Baixada Fluminense sem energia elétrica. No dia 13, municípios da Bahia ficaram no escuro. Depois foi a vez de Santa Catarina, seguida de cidades da região Norte do Estado do Rio de Janeiro.

Levantamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) identificou 89 pontos de falhas provocados por atrasos em obras e investimentos.