Título: PFL conta com governo do estado e prefeitura
Autor: Marcos Seabra
Fonte: Jornal do Brasil, 14/03/2006, País, p. A3

Do imbróglio na escolha do candidato tucano para a sucessão presidencial, há a certeza do triunfo do PFL, que provavelmente levará aos holofotes dois nomes atuantes mais nos bastidores que pela força dos cargos: Gilberto Kassab e Cláudio Lembo, vices de José Serra e Geraldo Alckmin, respectivamente. Lembo já fala como governador e Marco Maciel, seu guru, assina embaixo. O senador pernambucano disse ainda ao JB que o PFL já prevê também a tomada do poder na prefeitura de São Paulo com a saída de Serra. Para disputar que cargo, não se sabe ainda.

Sombra tradicional do PSDB na maioria das alianças pelos estados, o PFL vive agora a ansiedade de usar a cadeira no Palácio Bandeirantes para a projeção do partido.

- Ele vai dar seqüência àquilo que o Alckmin fez, com atuação clara, como sempre cooperou com ele - afirmou o senador.

Os vices dos tucanos paulistas prezam pela discrição. Presidente do PFL estadual, Cláudio Lembo, aos 71 anos, é advogado. Foi assessor especial de Marco Maciel na vice-Presidência. Fala do currículo ao ser questionado se está preparado para assumir o governo.

- Continuarei os projetos do governador e, a princípio, não mudarei o secretariado.

Lembo reforçou o nome de Guilherme Afif Domingos na candidatura para o governo. Ontem, Afif revelou que o partido vai negociar uma chapa com os tucanos no estado, mas não avisou quem vai encabeçá-la.

No plano municipal, o poder está prestes a cair nas mãos de Gilberto Kassab, 45 anos. Ele foi líder estudantil, vereador, deputado estadual e federal. O ponto negativo de Kassab foi ter sido secretário de Planejamento de São Paulo, durante um ano, na gestão de Celso Pitta. Até a sexta-feira passada, quando o processo foi arquivado, o Ministério Público Estadual o investigava por suspeita de enriquecimento ilícito.