Título: Recuperar o tempo perdido
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/02/2006, Opinião, p. D2

Assumiu o presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros, um importante compromisso perante o governador Joaquim Roriz e a bancada do Distrito Federal, ao garantir empenho na apreciação do projeto que amplia o Parque Nacional de Brasília. Aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados, o projeto deve agora passar pelo Senado. O compromisso do senador Renan Calheiros se refere a conferir trâmite em regime de urgência à proposição que amplia a reserva dos atuais 30 mil hectares para 41,8 mil hectares terá trâmite urgente no Senado. A importância de uma rápida aprovação do projeto pelos senadores está na necessidade de assegurar a implantação do Pólo Tecnológico do Distrito Federal, mais conhecido como Cidade Digital. Pelas projeções, espera-se que esse pólo conduza à criação de 40 mil empregos.

A verdade é que já se superou a fase mais difícil de tramitação do projeto, ao se superarem os obstáculos surgidos na Câmara dos Deputados. Não foram poucos, tanto assim que o texto aprovado ficou longe do ideal, especialmente no que se refere aos limites do parque. De qualquer forma, não se espera que surjam, no Senado, novos problemas que dificultem a votação e muito menos que determinem seu retorno aos deputados.

A verdade é que o projeto se tornou indispensável para o futuro de Brasília. As principais capitais do mundo contam com centros de tecnologia, o que é objeto aliás de três outras proposições do GDF apresentadas à Câmara Legislativa. Quanto à Cidade Digital, trata-se antes de mais nada de corrida contra o relógio. Espera-se que o Banco do Brasil mantenha a disposição de colocar seu centro tecnológico em Brasília, aguardando um pouco mais pela definição, em vez de partir para alternativas que venham a preterir o Distrito Federal. Não se pode esquecer que o projeto do Parque Nacional ficou mais de um ano parado na Câmara. É preciso recuperar o tempo perdido.