Título: Novos casos de gripe das aves em humanos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/01/2006, Internacional, p. A12

Ao menos mais cinco pessoas tiveram testes positivos para o vírus H5N1 da gripe das aves e estão sendo submetidas a tratamento na Turquia. A Organização Mundial de Saúde (OMS), no entanto, insiste que não há aumento na ameaça de transmissão entre seres humanos.

Os novos casos elevam para nove o número de pessoas infectadas pelo H5N1, a forma mais letal do vírus. Dois dos doentes morreram.

Um responsável de Saúde de Corum, a 240 km de Ancara, anunciou que um menino de cinco anos foi hospitalizado com a gripe das aves. No entanto, o chefe do serviço médico do hospital de Cankiri, onde o garoto recebe tratamento, desmentiu a informação e disse que ainda não tem os resultados dos testes.

O governador de Ancara, Kemal Onal, declarou que os três pacientes tratados eram duas crianças e um adulto. As duas crianças são provenientes da cidade de Baypazari, 100 km ao Noroeste da capital. Na semana passada, apareceram dois patos selvagens mortos pelo vírus na localidade.

Os dois pacientes de Van são uma menina de 9 anos e um menino de 3, ambos de origem em Dogubeyazit, perto da fronteira iraniana.

Nesta mesma localidade já morreram três crianças na semana passada, dos quais dois tiveram testes positivos para a gripe das aves. O resultado do terceiro não foi conclusivo.

Os casos geraram um alarme social entre a população turca, mas ontem, o alemão Klaus Stohr, funcionário da OMS, apaziguou o pânico.

- O perigo potencial para o homem não mudou. Não existem novos indicativos de que o vírus possa ser transmitido de pessoa a pessoa - disse o coordenador do programa mundial da luta contra a gripe das aves da OMS, na rádio alemã NDR.

Calcula-se que cerca de 50 pessoas podem estar contaminadas com o vírus das aves na Turquia.